fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • BH: Tem 48% dos leitos de UTIs ocupados por pacientes com Covid

BH: Tem 48% dos leitos de UTIs ocupados por pacientes com Covid

Image
coronavírus

Com 412 casos confirmados de Covid-19, Belo Horizonte tem 84 pessoas com a enfermidade internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). O número corresponde a 48% dos leitos disponibilizados exclusivamente para doentes com o novo coronavírus. 

No total, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), são 176 vagas, incluindo as 20 abertas com a ampliação do Hospital Eduardo de Menezes.

A expectativa é a de criação de mais 233 nos próximos dias. 

A expansão ainda vislumbra um prazo de até dois meses, com a abertura de mais 279 vagas. Para esses, a SMSA solicitou 279 respiradores necessários para os atendimentos. O pedido foi feito ao Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde de BH, em toda a rede são 600 leitos de terapia intensiva, sendo 134 em hospitais municipais, 138 nos estaduais e 76 nos federais. Há também 26 vagas em unidades privadas e 226 filantrópicas. 

Bons números

Na última terça-feira (14), o titular da pasta, Jackson Machado, disse que o isolamento social tem contribuído para não sobrecarregar o sistema de saúde da capital. A quarentena, inclusive, é aposta para frear o avanço da Covid-19, dando tempo para que os hospitais se adequem ao aumento da demanda.

Em Minas Gerais, a projeção é de que haja explosão de casos no fim de maio. Para especialistas, o aumento deve ocorrer principalmente por coincidir com o outono e a chegada do inverno, em junho, meses de grande incidência das doenças respiratórias.