fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • AMIRT encontra com os senadores em Brasília para apresentar as demandas do setor de radiodifusão

AMIRT encontra com os senadores em Brasília para apresentar as demandas do setor de radiodifusão

Image

Durante o encontro com os senadores Carlos Viana, Cleitinho e Rodrigo Pacheco, em Brasília, nesta quinta-feira (17), a AMIRT entregou aos três senadores o ofício com os desafios que os radiofusão enfrentam. Esteve presente o presidente Mayrinck Júnior, o vice-presidente Bruno Torres e o diretor financeiro Luciano Pimenta Correa Peres.

Acompanhe o ofício entregue aos senadores:

Nossa reivindicação se fundamenta na possibilidade de que Minas Gerais desempenhe um papel crucial no fortalecimento e desenvolvimento da economia nacional. Com a missão de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e competitivo do estado, gerando empregos de qualidade e hospitalidade, desigualdades, e visão de ser um ator estratégico no processo de crescimento econômico e social, pautamos nossas ações nos valores de ética, transparência e compromisso com a sociedade mineira.

As emissoras de Rádio e Televisão de Minas Gerais, responsáveis ​​por mais de 8.000 empregos diretos e diversos indiretos, consistem principalmente em pequenas e médias empresas, que buscam investimentos constantes em tecnologia para manter sua competitividade e atrair anunciantes em âmbito regional, estadual e nacional. A busca por essa postura de qualidade é cada vez mais exigida pelos clientes dessas emissoras.

Enfrentamos diversos desafios no cenário atual:

1 – Regulação das Grandes Empresas de Tecnologia (Big Techs): Reconhecemos a necessidade urgente de regulamentar as atividades das grandes empresas de tecnologia. Isso é fundamental para criar um ambiente democrático digital, combater a desinformação disseminada na internet e defender o jornalismo profissional. Um regulador apenas garantirá a equidade entre todos os atores da comunicação.

2 – Liberdade de Expressão e Segurança dos Profissionais de Imprensa: Manifestamos preocupação com a crescente violência contra profissionais de imprensa. Repudiamos vigorosamente qualquer ato violento que vise interromper a cobertura jornalística de eventos de interesse público. Tais atos violam os princípios da liberdade de imprensa e do direito à informação, pilares da nossa Constituição.

3 – Precificação Justa dos Direitos Autorais: Defendemos uma revisão na precificação dos direitos autorais no âmbito da radiodifusão. Atualmente, a contribuição ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) paga pelo rádio é desproporcional ao seu peso e alcance em comparação com outras mídias.

Amparados no entendimento de que suas decisões possuem um impacto direto na comunicação mineira, solicitamos o seu apoio. Assegurar a evolução tecnológica é crucial para o crescimento contínuo das emissoras de Rádio e Televisão em Minas Gerais e no Brasil.