fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Acid promove aproximação entre indústrias e estudantes universitários de Divinópolis

Acid promove aproximação entre indústrias e estudantes universitários de Divinópolis

Image

Visita à indústria Setormec, no Centro Industrial Jovelino Rabello.
Visita à indústria Setormec, no Centro Industrial Jovelino Rabello.

Alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, campus Divinópolis, estiveram, no dia 27 de abril, em visita técnica às indústrias Aluferro e Setormec do Centro Industrial Jovelino Rabello. A visita foi viabilizada pela diretoria da Acid, que no final de 2022, esteve juntamente com alguns empresários em reunião com professores do Cefet. O objetivo das visitas foi promover uma maior aproximação das universidades com as indústrias divinopolitanas, viabilizando troca de conhecimento e gerando oportunidades tanto para os estudantes como para as indústrias associadas.

Os professores Márcio Alves, Wagner Oliveira e Renato Dâmaso, dos cursos de graduação em Engenharia Mecatrônica do Cefet/MG, estiveram presentes coordenando a visita dos alunos do 5º e 7º período do curso de Engenharia Mecatrônica na Setormec e Aluferro. O professor Wagner Oliveira destacou que visitas técnicas são importantes no processo de formação dos alunos. “Essa atividade, que foi intermediada pela Acid junto com os empresários, é muito importante para valorizar, para agregar a formação dos nossos alunos do Cefet/MG – Divinópolis, que tem cursos de graduação e de nível técnico profissionalizante nas áreas de mecatrônica, eletromecânica, informática e moda”, explicou.

A consultora de Recursos Humanos da Setormec, Amanda Fonte Boa, frisou que a iniciativa da Acid é excelente e facilita o processo de contratação de mão de obra. “Hoje, um desafio grande, que temos é encontrar mão de obra qualificada no mercado, então estreitar esses laços com as instituições, que são formadoras da nossa mão de obra, para a empresa é super importante. E ter a Acid como parceira para fazer essa ponte entre a indústrias e as instituições estudantis é excelente para a empresa”, comentou.

Frederico Cabral, aluno do 5º período do curso Engenharia Mecatrônica, conta que foi a primeira vez que participou de uma visita técnica e destacou que a experiência agregou muito conhecimento. “Acrescenta demais porque eu vejo que uma empresa desse porte consegue produzir peças e equipamentos para empresas gigantes do país e até do mundo. Todo equipamento necessário aqui para fazer medição, desde a menor até maior peça para todos equipamentos possíveis, nunca imaginei, que uma empresa, com esses equipamentos, tivesse aqui em Divinópolis e conseguisse fazer todos esses processos”, comentou o estudante, que esteve em visita à Setormec.

Frederico avalia que as visitas são importantes também para ter mais conhecimento sobre os processos industriais. “Isso (visitas) facilita demais, eu saber para qual área eu vou ir; o que se faz dentro de uma indústria; como se faz; como que se trabalha, como é o projeto dela de se pensar, a forma dela ver as coisas, de fazer os processos”, comentou.

Já o estudante Erik Natan do 7º período do Curso de Engenharia Mecatrônica, já fez outras visitas técnicas, e destaca que principalmente para os alunos, que estão na reta final de conclusão do curso, é fundamental ter essa experiencia no ambiente de fábrica.. “É importante conhecer esse aspecto mais prático das indústrias e principalmente conhecer algumas técnicas, que, às vezes, estudamos na teoria e temos a oportunidade de visualizar elas na prática. Algumas ferramentas, que temos a oportunidade de trabalhar lá no Cefet – tornos, as fresadoras – e aqui a gente pode ver realmente como elas são aplicadas na indústria”, disse.

Acid
A presidente da Acid, Alexandra Galvão, destacou que é uma grande satisfação contribuir para a formação dos estudantes e gerar esse relacionamento, trazendo resultados e benefícios para ambas as partes. “Ver os jovens vivenciando a força do nosso Centro Industrial é emocionante. Essa troca de experiencia e vivência é fantástica. Sabemos que a contratação de mão de obra qualificada é um grande desafio para as indústrias e as visitas podem facilitar esse processo, porque os estudantes podem verificar que na nossa cidade há grandes oportunidades. Desse contato podem surgir estágios, o primeiro emprego e uma grande troca de conhecimentos”, comentou a presidente.