fbpx
Pular para o conteúdo

6 Dicas para retardar o envelhecimento da pele

O sol tem um papel importante no envelhecimento prematuro da nossa pele. Além dele, outros fatores podem fazer com que nossa pele envelheça mais rápido do que deveria, por isso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo nessa corrida contra o tempo.⠀

1. Filtro solar

Além das causas naturais, o sol é o principal responsável pelos danos causados à pele. As consequências imediatas são queimaduras, inchaço e descamação (que ocorre quando a pele ‘descasca’). A longo prazo, a exposição excessiva ao sol provoca pele ressecada, flacidez, rugas, manchas e, em casos mais graves, o câncer de pele.

Como precaução, evite se expor ao sol entre 10h e 16h. Use filtro solar diariamente, reaplicando a cada três horas e também quando o corpo transpirar muito ou tiver contato com a água.

O protetor solar é um importante aliado para evitar problemas de pele e envelhecimento precoce, porque age coibindo os raios UVA e UVB.

2. Creme antirrugas

As rugas são sinais vivos do envelhecimento da pele e da morte celular. O creme antirrugas ajuda a manter a pele saudável e bonita, estimulando a produção de colágeno, que são proteínas formadas por aminoácidos.

A função do colágeno é manter as células unidas, evitando o espaçamento e impedindo as rugas de se formarem. Outros benefícios desse tipo de creme são a restauração e firmeza da pele, hidratação e maciez.

3. Removedor de maquiagem

Muitas mulheres, após um dia inteiro de trabalho ou depois de uma festa, acabam ficando com preguiça de remover a maquiagem. Contudo, essa prática é altamente perigosa para a saúde da pele.

Quando a maquiagem não é retirada, os poros ficam obstruídos, impedindo a pele de respirar. O uso do removedor de maquiagem acelera a retirada. O ideal é fazer disso um hábito e utilizar o produto sempre antes de dormir.

4. Sabonete neutro

Conserve a pele limpa! Isso vai mantê-la saudável e afastar as bactérias. O tipo de sabonete que deve ser utilizado vai depender do tipo de pele de cada um. A melhor indicação é o sabonete neutro, pois ele remove as impurezas de uma maneira equilibrada.

Caso a pele seja muito seca, um sabonete hidratante é bem-vindo para ajudar a deixá-la mais macia e sedosa. Mas, atenção: O sabonete não deve substituir o creme hidratante.

5. Estilo de vida saudável

Manter hábitos saudáveis fará com que você tenha uma pele saudável. É preciso se alimentar bem, evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, investir em uma dieta rica em antioxidantes, praticar atividades físicas, beber muita água e dormir bem.

A dieta é um fator muito importante. O açúcar deve ser evitado, pois causa a glicação, que gera o envelhecimento da pele. Essa reação ocorre quando um carboidrato se liga com uma proteína sem que uma enzima participe do processo. Quando isso acontece, as proteínas de sustentação da pele são modificadas, danificando as fibras elásticas e o colágeno.

 Mantenha uma alimentação saudável para retardar a velhice

Os grandes vilões do envelhecimento precoce são os radicais livres. Além de serem responsáveis por várias doenças, como o Alzheimer e outras, eles também favorecem o aparecimento de linhas de expressão, manchas na pele e rugas.

Trata-se de moléculas com cargas negativas, que produzimos constantemente. Elas se formam quando tomamos sol, entramos em contato com agentes poluentes ou nos exercitamos.

Uma forma eficaz para combater e reduzir esses efeitos é consumir nutrientes com cargas positivas que neutralizam os danos no organismo. Veja a seguir os principais alimentos antioxidantes:

  • ácido fenólico — frutas cítricas, morango, brócolis, repolho, berinjela, uva, tomate, cenoura e grãos integrais;
  • betacaroteno — vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros;
  • catequinas: uva, chá-verde e morango;
  • flavonoides — frutas cítricas e uvas;
  • isoflavonas — soja;
  • licopeno: tomate;
  • matchá e cúrcuma (ou açafrão da terra);
  • quercetina — vinho e casca de uvas;
  • vitamina A — abóbora, cenoura, batata-doce, damasco seco e mamão;
  • vitamina C — frutas cítricas (laranja e limão, entre outras) e vegetais com folhas verde-escuras (brócolis e couve);
  • vitamina E — castanhas, óleos vegetais, amêndoas, nozes e germe de trigo.

Uma alimentação balanceada é composta por alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Nesse sentido, a farinha branca, o açúcar refinado e os produtos industrializados devem ser evitados, pois, contêm conservantes e toxinas que aceleram o processo de envelhecimento.

Também é fundamental beber pelo menos 2 litros de água por dia para que o metabolismo funcione de forma correta, facilitando a absorção dos nutrientes.

 
Dessa forma, é importante fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, com atividades adequadas ao estado físico e das preferências de cada pessoa.

Nesse sentido, a caminhada se apresenta como uma boa opção, já que proporciona múltiplos benefícios, como:

  • aumento da massa óssea;
  • melhora do equilíbrio;
  • prevenção da obesidade;
  • aumento da capacidade cardíaca;
  • bem-estar mental.

De acordo com um estudo científico, publicado no periódico Preventive Medicine, há uma relação direta das atividades físicas com o retardo do envelhecimento celular. Adultos que fazem exercícios de alta intensidade obtém uma redução de 9 anos nesse processo — quando comparados com as pessoas sedentárias.

6. Tenha uma boa qualidade de sono

Segundo especialistas, é importante dormir de 7 a 8 horas por noite para que ocorra todo o processo de equilíbrio hormonal, fundamental para um bom funcionamento do organismo.

Durante o sono ocorre uma remoção de componentes tóxicos acumulados durante o dia. Dessa forma, quando não dormimos de forma adequada há um desequilíbrio nos hormônios e um consequente aumento de radicais livres.

Conforme vimos, é possível retardar a velhice adotando hábitos saudáveis em nossa rotina. O tripé para a manutenção de uma aparência mais jovial se fundamenta em uma alimentação natural, exercícios físicos e uma boa qualidade de sono.