fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • 27 agrotóxicos foram detectados em água de cidades do Centro-Oeste de MG

27 agrotóxicos foram detectados em água de cidades do Centro-Oeste de MG

Agrotóxicos identificados na água

Um levantamento feito pela ONG Repórter Brasil analisou os dados provenientes do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. Os municípios de Oliveira, Araújos, Carmópolis de Minas e Japaraíba figuram em uma lista de cidades mineiras onde foram identificados 27 tipos diferentes de agroquímicos na água distribuída à população. Conhecido como “efeito coquetel”, a combinação de substâncias preocupa especialistas e pode ter impactos na saúde.

Em 2022, a mesma pesquisa apontou a presença de substância de risco na água de nove municípios do Centro-Oeste de Minas. Entre eles, Araújo permaneceu na lista deste ano. O Sistema MPA entrou em contato com a Copasa e de acordo com o órgão, a empresa disse apenas que não opera os sistemas das cidades de Araújos, Carmópolis de Minas, Japaraíba e Oliveira. Procurada pelo Sistema MPA a Copasa disse apenas que não opera os sistemas das cidades de Araújos, Carmópolis de Minas, Japaraíba e Oliveira, que estão localizadas no Centro-Oeste de Minas.

A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Ou seja, a simples presença de cada agrotóxico em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde. No entanto, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas. Segundo ainda o levantamento, as estações de tratamento não conseguem retirar os agrotóxicos da água na concentração encontrada no Brasil.