fbpx
Pular para o conteúdo

“Sin la plata, no hay juego”, sem “transfer ban” não há planejamento.

Image

“Se você tem o transfer ban, não adianta pensar em temporada nenhuma para ano que vem”

A frase de Vanderlei Luxemburgo, na coletiva da última quinta-feira, é reflexo da realidade que o Cruzeiro já vem encontrando no mercado. Mesmo antes do fim da Série B, o clube atua em busca de reforços para 2022. Mas esbarra no questionamento sobre a derrubada do impedimento, imposto pela Fifa, de contratar.

O Cruzeiro considera ter negociações avançadas com, pelo menos, dois jogadores sugeridos por Vanderlei Luxemburgo. O treinador já listou atletas e posições que o Cruzeiro precisa buscar para a próxima temporada.

São “cinco a seis” jogadores de “qualidade” para 2022.O treinador deseja também salários em dia. Luxemburgo nega que estes desejos, ainda não concretizados, o distanciem de uma renovação com o Cruzeiro. Mas o fato, agora público, é que o treinador deseja, sim, em “tripé” de sustentação.

“As pessoas colocaram que o Luxemburgo está cada vez mais distante, mas estou cada vez mais próximo, porque estou entendendo como está o Cruzeiro. Isso não é colocar a faca no pescoço de ninguém, é ser coerente. O Cruzeiro tem que pagar os jogadores? Tem. Mas pode ser que surja algum problema de imediato, porque o Cruzeiro vem com problemas há bastante tempo. As pessoas estão equivocadas quando dizem que coloquei a faca no pescoço. Tem que montar um time de primeira divisão, porque o campeonato vai ser difícil e nós precisamos de jogador de nível, que joguem uma segunda divisão como ela é. Ponto”.

Entretanto, como o próprio treinador admitiu na coletiva, o Cruzeiro ainda esbarra no impedimento do registro de atletas. O presidente do Cruzeiro, já garantiu que terá o dinheiro para pagar as dívidas. Mas Luxemburgo deseja agilidade.

“Macarrão se come quente. Se esfriar, fica ruim”

“Você vai ao mercado com os empresários sabendo que o Cruzeiro não conseguiu (resolver) o transfer ban? Então, a gente quer ir ao mercado, estamos conversando com algumas pessoas, mas com minha experiência… Quanto mais rápido você vai para o mercado, mais possibilidade de contratar jogadores. Quanto mais chegar para frente, em dezembro, janeiro, os jogadores estão sendo contratados por outras equipes, porque todo mundo vai se mexer agora, terminando a segunda divisão e a primeira divisão. Vai todo mundo se mexer, e a gente, se não tiver a possibilidade verdadeira de contratação, a coisa complica um pouco” – mostrou preocupação o treinador.

A preocupação de Luxemburgo se deve ao fato que, enquanto o Cruzeiro não consegue a “liberação”, há uma incerteza no mercado sobre a contratação de jogadores pelo Cruzeiro. Há algumas semanas, tem se conversado com pessoas que atuam no mercado, que demonstram incerteza sobre quando a situação será solucionada pelo Cruzeiro. Internamente, entretanto, há uma confiança de que a situação será solucionada.

Por isso há preocupação de Vanderlei Luxemburgo de que outros clubes possam passar à frente em negociações com atletas desejados pelo Cruzeiro, pelo fato de os “concorrentes” estarem liberados para registrar jogadores.

“Se o transfer ban for chegar no final de dezembro ou janeiro, todos os jogadores de mercado já foram contratados. Então, você fica devendo, fica atrasado” – disse Vanderlei Luxemburgo.

O Cruzeiro vem buscando uma forma de viabilizar os recursos para pagar as duas dívidas na Fifa que o inviabilizam. Ao mesmo tempo, o clube também trabalha na implantação do projeto de clube-empresa, bem como a entrada de vasto capital para colocar a “casa em dia”.

Vanderlei definiu que gostaria de trabalhar com um grupo inicial de 28 jogadores, já avaliando, junto com sua comissão técnica, os jogadores do atual grupo que não permanecerão para o próximo ano.