fbpx
Pular para o conteúdo

Os números apontam o campeão.

foto divulgação

Uma imagem chamou a atenção ao fim da vitória do Atlético sobre o Grêmio, por 2 a 1. Após o apito final, o técnico Cuca, completamente tomado pela empolgação, vibrava demais com jogadores e torcida no Mineirão. Ele sabe a importância do passo dado na noite desta quarta-feira.

Com o dedo deslocado após se machucar na comemoração do gol de Vargas, o técnico se disse completamente exausto: “machucado, como se tivesse jogado a partida”, contou. Na entrevista coletiva, em meio ao cansaço e empolgação visíveis, ele explicou a matemática que o deixava tão otimista.

“Vamos falar em números, sabe? Eu adoro falar números, porque eu só fico com eles na cabeça. Acordo de madrugada e é número, vai de manhã e são números. A gente é uma calculadora, vive pensando em números”

“Hoje o Palmeiras e o Flamengo têm 62% de aproveitamento, um pouco menos o Palmeiras, que tem dois jogos a mais (59,8%). Para chegarem a 74 pontos, eles vão ter que ter 73% de aproveitamento. Ou seja, 11% a mais do que têm hoje. E neste momento do campeonato, é muito difícil estabelecer uma alta. A instabilidade é geral em termos físicos, desgaste, cartão, isso para todos”.

“Nós também estamos (jogando) domingo e quarta, quarta e domingo. Mas em contrapartida, estamos com 72% (aproveitamento). Nós podemos dar uma caída hoje para 50% dos pontos. Temos nove jogos, 27 pontos possíveis. Se somarmos 13 pontos, batemos 75, e dificilmente alguém vai alcançar este número. Por mais que essas equipes (Fla e Palmeiras) tenham grandes elencos, ninguém aguenta”.

Mas ao mesmo tempo em que a lógica permite ao Galo ter otimismo, o técnico sabe que o futebol costuma fugir da ciência exata. Por isso, mesmo com a vantagem, todo cuidado é pouco.

“Se você pensar que domingo tem o América e quarta-feira o Corinthians, não fica nada claro. Então não adianta os caras falarem: “ah, todo mundo acha que o Galo é campeão, menos o Cuca”. Mas não mesmo! Temos que jogar jogo a jogo”.

Para enfim conquistar um título que não vem para o Atlético há 50 anos, Cuca sabe que os jogos no Mineirão serão fundamentais. Se vencer os cinco jogos restantes que tem em casa, por exemplo, o Galo já supera a meta de 13 pontos do treinador.

O próximo compromisso é já no próximo domingo, quando o time faz clássico local contra o América. Na quarta seguinte, o adversário será o Corinthians, novamente no Gigante da Pampulha. Em casa, no Brasileirão, o Galo tem um aproveitamento impressionante de 87,1%.

“Começamos perdendo uma partida para o Fortaleza, e depois nós empatamos uma com a Chapecoense. E as demais nós vencemos todas. Mas cada jogo vem o coração na boca, cara. Igual hoje aí, é muito difícil. E domingo não vai ser diferente, e quarta também não”.

FUTEBOL MINAS FM