O América quer a América. - Portal MPA

Publicidade

O América quer a América.

Postado em 03/11/2021 12:01

O América terá ainda mais nove partidas para disputar no Brasileirão. Com 38 pontos, ocupando a 9ª posição na tabela, a equipe mineira tem mais chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana ou Copa Libertadores do que ser rebaixado para Série B. É o que garante o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os matemáticos calculam, rodada a rodada, a chance de cada equipe alcançar determinados feitos no Campeonato Brasileiro. Para eles, o Coelho tem 69% de chances de conquistar uma vaga na Sul-Americana, e 9,7% de chances de beliscar um lugar na Copa Libertadores. Esses números são maiores que a chance calculada de rebaixamento: 1.1%.

Apesar da boa fase e das vitórias consecutivas no torneio – o Coelho está invicto há três partidas com duas vitórias e um empate, o treinador Marquinhos Santos pede foco no objetivo que parece estar mais perto: se livrar do rebaixamento. Para o treinador, só depois de alcançar a marca de 44 pontos que o América vai em busca de outras conquistas.

“Há caminho a ser percorrido para a permanência, campeonato difícil. São 27 pontos a serem jogados. São muitos pontos antes de sacramentar a permanência e buscar algo a mais. Temos que garantir os 44 pontos e, aí sim, Deus nos permitindo, o quanto antes atingir essa meta, teremos o passe a frente para buscar algo a mais na competição” – Marquinhos Santos.

Qualquer um dos três fatos será histórico para o América. O clube, no sistema de pontos corridos, nunca permaneceu na Série A do Brasileirão. Sempre que subia para a elite do Brasileiro, era rebaixado no mesmo ano. Uma eventual classificação para competição internacional também seria a primeira na história centenária do Coelho.

Com o objetivo de continuar somando pontos, a equipe segue a preparação para próxima partida. O América entra em campo para enfrentar o Atlético, no próximo domingo, às 16h00, no Mineirão.

FUTEBOL MINAS FM

FUTEBOL MINAS FM