Pular para o conteúdo

A volta por cima do meia Vitinho nos gramados de Divinópolis

O futebol de Divinópolis guarda histórias de superação, talento e paixão pelas quatro linhas. Uma delas é a trajetória de Victor Alves de Macedo, o Vitinho, meia direita e atacante canhoto de 24 anos que carrega o DNA do esporte local. Após acumular passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e exterior, o atleta encontrou no campeonato amador o cenário ideal para a sua volta por cima após enfrentar uma grave lesão.

O que você precisa saber em 30 segundos sobre a trajetória de Vitinho?

  • Natural de Divinópolis, Vitinho começou sua trajetória nas categorias de base do Palmeiras do Afonso Pena.
  • Passou por clubes como Betim, Palmeiras, América-Mineiro (Sub-20) e atuou no futebol de Portugal.
  • Defendeu o Guarani de Divinópolis nas temporadas 2024 e 2025.
  • Ficou mais de um ano parado devido a uma fratura no quadril (cabeça do fêmur) e agora utiliza o futebol amador para recuperar o ritmo competitivo.

Acompanhe as principais notícias do esporte e do cotidiano em Divinópolis no Portal MPA:

Da base local ao destaque em grandes clubes e exterior

A relação de Vitinho com o futebol começou cedo. Morador das proximidades do campo do Palmeiras do Afonso Pena, em Divinópolis, o garoto passava os dias no espaço, dando os primeiros passos na modalidade. De lá, sua carreira ganhou projeção rápida: passou pelo Betim em 2017 e Palmeiras-SP em 2018. Entre 2020 e 2021, mesmo em meio ao período de pandemia, integrou o elenco Sub-20 do América-Mineiro, onde obteve ótimos números. O talento precoce também o levou para a Europa, acumulando uma experiência de destaque no futebol da Liga de Portugal antes de retornar ao Brasil para defender as cores do Guarani de Divinópolis nas temporadas 2024 e 2025.

A superação da lesão e o recomeço nos campos amadores

Quando vivia um momento importante na carreira, o meia sofreu um revés: uma fratura no quadril, especificamente na cabeça do fêmur, o afastou dos gramados por mais de um ano. O longo período de recuperação exigiu paciência e foco para que o atleta pudesse voltar a fazer o que ama.

“Eu tive uma fratura no quadril, na cabeça do fêmur. Fiquei um ano para recuperar direitinho e tal. Aí comecei a jogar esses amadores, já fechei uns outros também fora da cidade. E eu sabia que eu precisava jogar, precisava voltar porque um ano parado até dezembro é tempo ainda. Então foi uma forma que eu vi de me manter com ritmo, de estar jogando também pela alegria que eu tenho de jogar bola, felicidade. Foi por isso que estou jogando agora o amador”, relata Vitinho.

Com passagens confirmadas em competições locais e foco em recuperar a forma física plena, o jogador projeta novos passos na carreira para o final do ano. Por fim, acompanhe todas as novidades sobre o esporte divinopolitano pelo Portal MPA.

Jogador de futebol em campo durante partida do campeonato amador em Divinópolis