fbpx
Pular para o conteúdo

Cruzeiro quer fortalecer o ataque

Image

O experiente Henrique Dourado, de 33 anos, desperta interesse do Cruzeiro para as disputas do Brasileirão e da Copa do Brasil. O nome do jogador surgiu como opção em meio à situação dele no mercado e ao estilo de jogo de preferência de Pepa.

O treinador português tem por costume atuar com um centroavante de referência. Neste momento, Gilberto é a principal opção do setor. Matheus Davó tem características diferentes, por isso o Cruzeiro se voltou ao mercado para avaliar possibilidades. 

Henrique Dourado está sem jogar desde 21 de agosto do ano passado, após ser suspenso por empurrar um árbitro enquanto atuava no futebol chinês. A punição foi revogada pela FIFA em janeiro, após o atacante rescindir com o Henan Songshan. Ele tem treinado por conta própria, com auxílio de um preparador físico, em São Paulo.

Desde que foi liberado de cumprir a suspensão inicial de um ano, Henrique Dourado recebeu sondagens de clubes da Série A e da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de não descartar possibilidades no exterior, o atacante tem preferência por retornar ao Brasil neste momento da carreira.

Também neste ano, Henrique foi registrado pelo Cianorte-PR na CBF, mas não para ser opção no Paranaense. Ele apenas utilizou a estrutura do clube para se preparar fisicamente, pensando no retorno aos gramados. Houve a rescisão formal no dia 24 de janeiro e, portanto, ele está livre no mercado, não precisando ser registrado até o fechamento da janela de transferências.

O Cruzeiro, no entanto, quer definir o máximo de situações possíveis no mercado com antecedência, para preparar os atletas individualmente e coletivamente no início do trabalho com Pepa, com Brasileirão e Série A batendo à porta.

Por outro lado, o clube também tem cautela para não tomar decisões erradas, pensando principalmente no orçamento. Dourado tem uma viagem planejada para o feriado e tem a pretensão de definir o futuro também o quanto antes.

Henrique Dourado fez sua estreia como profissional em 2008, quando começou a rodar por alguns clubes no interior de São Paulo. Conseguiu mais destaque pelo Palmeiras, em 2014, e teve rápida passagem pelo Cruzeiro, no ano seguinte.

Também passou por Portugal e retornou ao Brasil para defender o Fluminense, com 32 gols em 59 jogos. Ainda passou pelo Flamengo e, novamente, pelo Palmeiras, antes de ficar os três últimos anos na China.