O lançamento da animação brasileira “Placa Mãe” de Igor Bastos, que iniciou no dia 3 de outubro em cinemas de todo país e estará em cartaz até o dia 9 de outubro.
O filme foi feito ao longo de quatro anos e meio nas cidades de Divinópolis e Nova Serrana e envolveu mais de 250 profissionais. “Placa-Mãe” é o primeiro longa-metragem de animação produzido no interior de Minas Gerais e o segundo no estado de Minas.
Em “Placa-Mãe”, a robô Nadi ganha cidadania e, como cidadã, ela passa a ter o direito de adotar duas crianças. Porém, um mal-entendido acontece durante a adoção, e o menino David foge com medo de se separar de sua irmã Lina. Enquanto o garoto lida com os perigos da cidade, Nadi tenta encontrá-lo.
Em julho de 2023, “Placa Mãe” foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Nova York. Também em julho, o filme também venceu o Festival Internacional de Montelupo, na Itália. O longa foi exibido na XXIV Semana Internacional de Cine Fantástico de La Costa Del Sol, na Espanha, em setembro de 2023.