fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • [RÁDIO] Projeto Profecia, do Governo de Minas, terá óperas, exposições, desfile de moda e programação do Natal da Mineiridade

[RÁDIO] Projeto Profecia, do Governo de Minas, terá óperas, exposições, desfile de moda e programação do Natal da Mineiridade

Image

A iniciativa vai contar com série uma de atrações para o segundo semestre em Belo Horizonte e no interior do estado

Ópera Devoção. Foto: Lívian Alves/AMIRT

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado – FCS/Palácio das Artes, lançou nesta terça-feira (9) o “Projeto Profecia”. A iniciativa vai contar com uma série de atrações para o segundo semestre em Belo Horizonte e no interior de Minas.

“O projeto profecia é inspirado nos profetas da cidade de Congonhas, esse grande centro de peregrinação que remonta aí o século XVIII e ele tem como base a valorização da fé no estado de Minas Gerais”, pontuou o Secretário de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Na esteira das ações, no início de agosto, o congado, dentro do programa Afromineiridades, deverá ser reconhecido, por meio do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, em mais uma iniciativa da Secult de valorizar as afromineiridades. Também em agosto, serão estruturadas as Rotas do Rosário, roteiros turísticos que ressaltam a importância das congadas e das festas do Rosário no estado.

Exposições
A programação da FCS até dezembro de 2024 envolve três exposições. A primeira, com abertura nesta terça-feira (9/7), é “Nem Tudo é o Que Se Vê”, de Bigu e Liu Freitas, no Centro de Arte Popular.  A segunda será aberta na quinta-feira (11/7), no hall do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes: “Pontos de Fé”, que reúne mais de 40 obras feitas por 35 artesãos do coletivo Mãos que bordam. A terceira, com estreia em 17/7, é “A Valorização e Resgate de Nossa Cultura”, de Yara Tupynambá, no Palácio da Liberdade. A mostra conta com a série “Catopés ou catopês”, homenagem à tradição do congado em Minas Gerais, mais precisamente em Montes Claros, onde nasceu a artista.

Óperas
O projeto também contará com uma série de óperas, no sábado 13/07 a pré-estreia da ópera “Devoção”, abre a temporada 2024 de óperas do Palácio das Artes. Não em Belo Horizonte, mas onde, originalmente, a trama nasceu e foi desenvolvida, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas. 

Na capital mineira, “Devoção”, que reúne os três corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – tem apresentações nos dias 19, 20, 22 e 23/7, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Foto: AMIRT

Já em outubro, a ópera “Nabucco”, de Giuseppe Verdi, uma das mais populares e famosas do mundo, entra em cartaz. A ópera traz a história do rei Nabucodonosor II, da Babilônia, que escravizou e promoveu o genocídio do povo hebreu de Jerusalém. Foi escrita durante a ocupação austríaca no Norte da Itália e, com muitas analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano. Profecia de liberdade.

Desfile
A moda também terá destaque com o desfile coletivo “Moda no Jardim Sensorial”, que será realizado no dia 28/7, às 16h, nos jardins do Palácio da Liberdade, com a participação de 40 estilistas da Associação de Criadores e Estilistas de Minas Gerais – A.Criem/MG. 

O projeto vai exibir a força do design mineiro, valorizar o “made in Minas”, agregar os profissionais da área e incentivar o sentimento de pertencimento e de coletividade, valorizando o potencial criativo.

Natal da Mineiridade
O Natal da Mineiridade, em terceira edição, irá unir todas as regiões de Minas Gerais em programação que une cultura, turismo e fé, com as tradicionais cantatas natalinas, por exemplo.  

“Então, o objetivo é unir todas as denominações e cuidar para que esse fenômeno cultural em Minas Gerais, das culturas da fé, sejam valorizadas e continuem tendo centralidade em Minas Gerais, na nossa vida cotidiana”, finalizou Leônidas de Oliveira.

Confira o vídeo e o áudio abaixo:

O post [RÁDIO] Projeto Profecia, do Governo de Minas, terá óperas, exposições, desfile de moda e programação do Natal da Mineiridade apareceu primeiro em Portal AMIRT.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x