Pesquisadores do Sul de Minas estudam eficácia nutricional de frutas nativas da região - Portal MPA

Publicidade

Pesquisadores do Sul de Minas estudam eficácia nutricional de frutas nativas da região

Postado em 13/02/2021 8:00

Os estudos estão sendo realizados pelas Universidade Federal de Lavras e Alfenas 

Pesquisadores das Universidade Federal de Lavras e Alfenas, na região Sul de Minas Gerais, estão realizando estudos com as frutas araçá, buriti, cajá, cagaita, gabiroba, mangaba, marolo e pequi, nativas da região, para provar seu valor nutricional e também para desenvolver alimentos funcionais.

Na cidade de Lavras, os cientistas da Ufla estão elaborando alguns projetos com as frutas, um deles é o de sucos com frutas mistas do cerrado.

Os sucos funcionais visam promover saúde, bem-estar e também solucionar sintomas e sinais clínicos individuais. Nesta primeira etapa, a pesquisa está sendo feita com araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo.

Foto: Divulgação/UFLA

Outro produto que está sendo confeccionado é os cookies de frutos do cerrado. No lugar da farinha de trigo é usado a farinha com pequi, marolo e gariroba.  Conforme Eduardo Valério Vilas Boas, coordenador do Núcleo de Estudos em Pós-colheita de Futas e Hortaliças (NPC), a farinha leva composições de 20% dos três frutos.

Foto: Divulgação/UFLA

Ainda segundo Eduardo, por meio dos testes feitos em laboratório, foi comprovado que o pão confeccionado com essa farinha aumenta a ingestão de fibras e pode ser usado por pessoas diabéticas.

Já em Alfenas as pesquisas estão direcionadas ao marolo e sua importância econômica para a cidade de Paraguaçu.

Foto: Divulgação

De acordo com a pesquisa do professor de Tecnologia de Alimentos da Unifal, Bruno Martins Dala Paula, o consumo de marolo tem efeitos funcionais e contribui para a longevidade.

A historiadora Gilmara Aparecida de Carvalho, parceira das universidades da região e integrante da Associação Terra do Marolo, afirmou que a ideia do projeto é valorizar as frutas do bioma cerrado e a cultura do marolo na cidade.

 

The post Pesquisadores do Sul de Minas estudam eficácia nutricional de frutas nativas da região first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

PlayPlay

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
antes do ifdentro do if

5 comments

  1. Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  2. fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  3. Series Online disse:

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  4. frolpwecerit disse:

    Great write-up, I am normal visitor of one?¦s site, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a long time.

  5. frolpwecerit disse:

    I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this blog. I am hoping the same high-grade blog post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a good example of it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade