fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Devido tragédia em Brumadinho, chefe do Ministério Público de Minas confirma acordo ‘bilionário’ com Vale

Devido tragédia em Brumadinho, chefe do Ministério Público de Minas confirma acordo ‘bilionário’ com Vale

Image

Durante cerimônia de posse da nova mesa diretora da ALMG, o governador do Estado havia encerrado as tratativas

Na noite dessa terça-feira (2), o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Filho, confirmou a assinatura de um acordo com a Vale devido ao rompimento da barragem da minerada em Brumadinho, na região Central do Estado.

Em seu perfil no Twitter, o chefe do Ministério Público de Minas afirmou que nesta quinta-feira (4) vai ser assinado um acordo bilionário com a mineradora em razão da tragédia de Brumadinho. Além disso, Jarbas destacou que será o maior acordo da história, que se dá em duas ações do MPMG e uma do Estado, e não incluem as ações penais, os danos desconhecidos e os direitos individuais.

O procurador também destacou que a garantia de direitos dos atingidos, a recuperação integral do meio ambiente e as medidas de reparação são premissas básicas do acordo de Brumadinho. Por fim, ressaltou que o acordo está adiantado, mas não está concluído.

Lembrando que o acordo já havia sido tema de uma reunião na última segunda-feira (1). Na ocasião, o governo de Minas negou ter finalizado a negociação com a Vale, por meio de nota. Entretanto, o governador, Romeu Zema (Novo), já havia encerrado as tratativas durante a cerimônia de posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Negociamos um acordo de reparação com a mineradora Vale, que possibilitará aos mineiros uma sensível melhoria na qualidade de serviços prestados. Os valores que receberemos para compensar o povo mineiro serão revertidos, exclusivamente, em obras e serviços”, confirmou Zema na segunda-feira (1).

Os detalhes sobre a reunião ainda não foram divulgados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Foto: divulgação Corpo de Bombeiros

Postado originalmente por: Portal AMIRT