CDL pede que Câmara e Prefeitura apliquem o congelamento do IPTU para 2022 - Portal MPA

Publicidade

CDL pede que Câmara e Prefeitura apliquem o congelamento do IPTU para 2022

Postado em 30/12/2021 14:00

Presidente da CDL citou cidades que congelaram o IPTU, como Porto Alegre, que vai manter o valor do imposto assim até 2026

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) solicitou à Prefeitura de BH e à Câmara Municipal o congelamento do valor do IPTU de 2022. A questão foi divulgada pela CDL na noite desta quarta-feira (29). Vale destacar que o imposto possui previsão de aumento de 10,4% em relação a 2021.

Conforme o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o congelamento do imposto é essencial, devido aos prejuízos gerados pela pandemia. Ele afirmou também que o não reajuste dos valores de tributos é necessário para a recuperação da economia municipal, do comércio e da geração de empregos.

O congelamento do IPVA foi anunciado pelo governador Romeu Zema, nesta quarta-feira e, para Marcelo Souza, a medida pode impactar positivamente na decisão para o não reajuste do IPTU. O presidente citou também cidades que aplicaram o congelamento, como Curitiba, Campo Grande e Porto Alegre, que vai manter o valor do imposto assim até 2026.

Conforme o secretário municipal de Fazenda, João Antônio Fleury, por meio de nota, com o desconto de 10% para o pagamento à vista, o valor do IPTU 2022 se mantém o mesmo do cobrado em 2021. Além disso, ele também destacou que todas as dívidas tributárias existentes até 31 de dezembro de 2020 podem ser renegociadas com descontos de 100% de juros e multas.

A administração municipal também informou que um congelamento do IPTU seria impossível num primeiro momento, pois depende de aprovação de lei na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Porém, relataram também que o Prefeito Alexandre Kalil e o Vice Fuad Noman, já estão há 20 dias pensando em como minimizar o impacto econômico sobre os comerciantes da capital.

Foto: Breno Pataro – PBH / Divulgação.

 

O post CDL pede que Câmara e Prefeitura apliquem o congelamento do IPTU para 2022 apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT