Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão, saiba se prevenir - Portal MPA

Publicidade

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão, saiba se prevenir

Postado em 11/12/2021 10:00

O ano está acabando e o verão, bate à porta. Neste período, os casos de acidentes com animais peçonhentos aumentam cerca de 40 % em relação ao restante do ano.

No ano passado, foram mais de 237 mil casos de acidentes com animais venenosos. Em 2021, até agora, já foram anotados mais de 151 mil casos.

O especialista do Ministério da Saúde, Francisco Edilson, explica porque no período de chuva, próprio do verão, os casos aumentam.

No ranking de casos de ataques envolvendo animais peçonhentos, em primeiro lugar estão as serpentes, depois os escorpiões e as abelhas. A taxa de letalidade das serpentes chega à 0,39% dos casos. Em 2021, foram 141 óbitos causados por esse tipo de cobra.

O pedreiro Erasmo Mesquita estava trabalhando em uma obra quando percebeu que foi picado por uma jararaca. Ele ficou internado durante três dias e hoje está bem, e relembra o que sentiu.

Para evitar acidentes com animais peçonhentos, verifique ralos, pias e calhas, além de roupas penduradas, cortinas e sapatos. Esses locais são os preferidos de animais como aranhas, escorpiões e cobras.

Advertisement

O Ministério da Saúde lançou uma cartilha informativa sobre os principais causadores de acidentes com animais peçonhentos e como podemos fazer para eliminar os locais que atraem esses bichos. A cartilha está disponível no site do Ministério.

Se encontrar algum animal que ofereça risco, chame o batalhão da Polícia Militar ambiental pelo número 190 ou o corpo de bombeiros pelo 180. Em caso de ferimentos, procure um médico o mais rápido possível.

As informações são da Radioagência Nacional. 


Foto ilustrativa: Pixabay

O post Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão, saiba se prevenir apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade