fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Vibra Energia S.A frustra investidor após negativa de compra da Petrobras

Finanças: Vibra Energia S.A frustra investidor após negativa de compra da Petrobras

Image

As ações da Vibra Energia (VBBR3) figuraram entre os melhores desempenhos do Ibovespa no mês — subindo +30% desde a mínima em 2 de maio —, impulsionadas pela euforia dos investidores com rumores de uma possível aquisição pela Petrobras (PETR4).

No entanto, a estatal negou em comunicado que esteja participando de qualquer ação coordenada com a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), para a compra de fatia da companhia.

Assim sendo, o que houve foi a frustração das expectativas de alguns investidores que estavam contando com esse evento (eventual compra de participação), provocando uma correção nas ações.

A aquisição pode ser positiva para os acionistas minoritários da empresa, principalmente em função da “poison pill” estabelecida, que pode implicar considerável prêmio sobre as cotações atuais em caso da aquisição, mas também existem outros caminhos possíveis.

Os papéis da empresa recuaram -6,3% nos últimos dias, depois da alta de +30% no acumulado de maio até o dia 26, muito por conta dos rumores. No mesmo período, o Ibovespa também fechou em queda, de -1,7%.

Correção das ações da Copel após Petrobras negar compra de fatia
Fonte: Economatica

VBBR3: O que você precisa saber para investir

Mesmo sem a aquisição pela estatal, seguimos otimistas com a tese de investimentos, que pode se beneficiar da nova política de preços da Petrobras.

Basicamente, a política leva em consideração o custo do cliente, valorizando a perspectiva dos grandes compradores ou dos que têm relacionamento mais antigo.

Portanto, clientes como a Vibra podem ter um custo de aquisição mais atrativo (competitivo). Isso também contribuiu para o bom desempenho de VBBR3 nas últimas semanas, bem como de outros pares do setor.

Além disso, o investidor de Vibra precisa ter em mente que a natureza do business da companhia é mais volátil, mas existem diversas iniciativas internas (tanto com relação ao core business quanto com relação à diversificação para o setor de energia) para mitigar esse ponto.

É justamente isso que seguiremos acompanhando no Nord Dividendos para o longo prazo.  Mantemos recomendação de compra para as ações da Vibra (VBBR3).

Postado originalmente por: Nord Research