fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Small Caps estão baratas

Image

O SMLL, índice brasileiro com empresas de baixo valor de mercado, registrou valorização de +17,1% no último ano.

O movimento foi impulsionado por alguns fatores positivos, como o início do ciclo de cortes dos juros no nosso país e uma entrada relevante de investidores estrangeiros na bolsa brasileira ao longo de 2023.

Contudo, ainda que expressivo, o desempenho ficou abaixo de outros índices da B3, como o IBOV e o IDIV, que registraram altas de +22,3% e +26,8%, respectivamente.

 Fonte: Bloomberg

Small Caps estão muito baratas

Assim, mesmo após a alta, o índice SMLL segue negociando a múltiplos abaixo de sua média histórica, por um EV/Ebitda de apenas 6,2x (cerca de 60% ainda distante da média).

Fonte: Bloomberg

Diferentemente do último ano, porém, 2024 não começou de forma positiva para as Small Caps e para a bolsa brasileira de modo geral.

Os gringos que haviam entrado em peso no final de 2023, acabaram voltando para seus países, pressionando negativamente os ativos de risco no Brasil. 

É, sim, verdade que existe uma volta de investidores institucionais brasileiros para a renda variável em curso, mas ainda é algo embrionário e está longe de compensar o fluxo estrangeiro negativo no ano atual.

Com isso, o IBOV opera em queda de -5,0% em 2024, enquanto o SMLL cai -6,0% no mesmo período. 

A taxa de juros é a mãe das Small Caps

O que pode contribuir para uma retomada da bolsa, em especial das Small Caps, é a manutenção do ciclo de queda da Selic.

Fonte: Forbes

O problema é que, para isso acontecer, dependerá de alguns fatores, como o controle de despesas por parte do governo, a inflação se mantendo perto da meta do Banco Central, o rumo dos juros americanos, entre outros.

No ano, o Copom realizou um novo corte de 0,50 p.p. na Selic (agora em 10,75%) e já anunciou que haverá, ao menos, mais um na mesma proporção na próxima reunião, em maio. 

No entanto, daí para frente, o cenário é incerto. 

Tanto que o mercado voltou a precificar os juros futuros para cima em 2024, contrariando algumas “apostas” iniciais de que a Selic cairia para 9% ao final do ano.

É por isso que, mesmo que exista uma maior responsabilidade fiscal e controle inflacionário contribuindo para novos cortes de juros, devemos estar sempre posicionados em Small Caps que dependam o menos possível de cenário macroeconômico. 

Para isso, focamos nossa atenção em empresas que, mesmo pequenas, conseguem entregar boa visibilidade futura de resultados, apesar do cenário. 

Nem toda Small Cap é uma oportunidade

Isso apenas reforça nossa análise de que, apesar das Small Caps estarem negociando a patamares relativamente baixos, nem todas se configuram como oportunidade.

Muitas delas seguirão com resultados (e ações) estagnados ou em queda. Outras podem até se beneficiar de ciclos favoráveis, mas acabam sendo oportunidades pontuais. 

No longo prazo, o melhor a ser feito é investir em companhias que já entregam bons resultados, mas que mantêm grandes potenciais futuros. Costumo dizer que Small Cap boa é aquela que não se conforma em ser uma Small Cap.

Essa é a minha busca constante: encontrar empresas de baixo valor de mercado que se tornarão grandes potências da bolsa no futuro.

Vale lembrar que companhias como Prio, Weg, Localiza e muitas outras já foram Small Caps um dia.

Compre boas Small Caps, os ganhos futuros serão apenas uma consequência.

Nord Small Caps deixando o SMLL para trás

A carteira do Nord Small Caps é um bom exemplo.

Selecionando ótimas Small Caps e pagando um preço adequado por suas ações, conseguimos ter um retorno superior ao do SMLL no último ano, de +22,2%

Fonte: Economatica. Elaboração: Nord Research

Já em 2024, o primeiro trimestre já apresenta mostras de que o ano atual poderá ser ainda melhor que 2023 para a nossa carteira. 

Estamos posicionados em pequenas empresas cujas ações já estão entregando valorizações expressivas, de +32%, +26%, entre outras subindo, em média, cerca de +10% — compensando baixas pontuais.

Fonte: Google Finance

Assim, a carteira do Nord Small Caps opera em alta de +5,1% em 2024.

Nada mal para um ano em que todos os principais índices da bolsa brasileira continuam trabalhando em solo negativo (e ampliando as quedas). 

Considerando o movimento desde o início de 2023, já estamos acumulando um alfa (retorno acima de um índice) de +16 p.p. sobre o SMLL.

Fonte: Economatica. Elaboração: Nord Research

As Small Caps não ficarão baratas por muito tempo

É impossível saber o que acontecerá no curto prazo.

O que posso afirmar é que Small Caps que não entregam bons resultados tendem a continuar vendo suas ações “andando de lado” ou até mesmo depreciando ao longo dos anos.

Porém, as ações de boas Small Caps acompanham seus bons resultados para cima no longo prazo.

Na carteira do Nord Small Caps, temos diversas empresas pequenas, mas com enormes potenciais que ainda não foram precificados pelo mercado. 

O movimento no primeiro trimestre pode ser um indício de que muitas delas entraram no radar dos investidores locais e estrangeiros. 

Se eu fosse você, não demoraria para conferir nossas recomendações e testar nosso serviço. Você não tem nada a perder.

Caso não goste ou acredite que minha estratégia não se encaixa ao seu perfil, você terá 30 dias para cancelar sua assinatura e receber seu dinheiro de forma integral.

Agora entendeu porque você não tem nada a perder? Te vejo lá?

Acessar recomendações do Nord Small Caps

Postado originalmente por: Nord Research