fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Festa para poucos. O que faz o Ibovespa subir em 2022?

Image

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta terça-feira, 22, o pré-mercado de Nova York opera em queda na volta do feriado americano, em meio às tensões crescentes entre a Rússia e a Ucrânia.

Na segunda-feira, 21, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que as Forças Armadas do País adentrem a Ucrânia, com a justificativa de “manter a paz” no território da agora reconhecida República Popular de Donetsk. Já os Estados Unidos e seus aliados – que incluem França e Reino Unido, por exemplo – viram a situação como um pretexto para a invasão.

Além disso, líderes ocidentais prometeram responder com sanções econômicas para punir a Rússia, como restrição de novos investimentos, de comércio e de financiamento americano nas duas províncias separatistas.

Na agenda econômica, serão divulgados os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre de 2021 das empresas 3R Petroleum (RRRP3), BRF (BRFS3), Localiza (RENT3), Modalmais (MODL11), Raia Drogasil (RADL3) e Vivo (VIVT3), após o fechamento do mercado. Nos Estados Unidos, destaque para os PMIs, industrial, de serviços e composto, referentes a fevereiro.


Focus: Mercado eleva para +5,56 por cento a estimativa de inflação em 2022

A mediana apurada para o IPCA, índice de inflação oficial, de 2022, avançou de +5,50 por cento para +5,56 por cento, distanciando-se do teto da meta deste ano (+5 por cento) segundo a pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central.

Já para 2023, a expectativa de inflação segue sendo de 3,50 por cento, ainda acima do centro da meta (+3,25 por cento, banda de 1,75 por cento a 4,75 por cento).

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento permaneceram em um patamar fraco de +0,30 por cento em 2022 e +1,50 por cento em 2023.

O colegiado também não alterou o cenário para a taxa básica de juros, com a Selic ainda calculada em +12,25 por cento ao final deste ano e em +8,0 por cento no próximo.

Segundo o analista Christopher Galvão, o Focus desta semana segue o cenário da semana passada, com perspectivas de inflação alta para este ano, Selic em um patamar mais alto (para controlar a inflação, em linha com a última ata do Copom) e atividade fraca.


Meu Tesouro Selic 2024 não está mais disponível para compra. E agora?

Você já comprou um título público no Tesouro Direto com o propósito de investir todos os meses, mas na hora de fazer uma nova aplicação (ou “aporte”), percebeu que o título estava indisponível?

Consultamos a especialista em renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, para esclarecer por quanto tempo determinado título público fica disponível no Tesouro Direto.

Primeiro, é importante dizer que é possível investir mensalmente no mesmo título do Tesouro Direto. O investidor pode programar as aplicações ou optar pelo processo manual.

Como funcionam os aportes mensais?

Os aportes mensais não são acumulados em um único investimento. Dessa forma, a cada novo mês, o investidor deve comprar um novo título público. Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA ficam disponíveis todos os meses para serem comprados, porém o valor e rentabilidade podem variar a cada período.

Postado originalmente por: Nord Research