fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: ‌É possível investir na Open AI, criadora do Chat GPT?

Finanças: ‌É possível investir na Open AI, criadora do Chat GPT?

Image

Open AI é uma empresa de tecnologia que revolucionou o mercado após o lançamento da sua nova ferramenta conversacional programada com inteligência artificial, o Chat GPT.

Avaliada em mais de USD 20 bilhões e com clientes como a Microsoft, a empresa é uma aposta promissora para quem deseja investir em tecnologia nos próximos anos. No entanto, quem planeja investir na Open AI precisa conhecer o negócio, bem como os seus riscos e oportunidades.

Acompanhe este guia e leia mais informações sobre como investir na empresa e quais são as perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Sumário

O que é a Open AI?

A Open AI é uma empresa de pesquisa dedicada ao desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial (IA). Foi fundada por Elon Musk, Sam Altman e outros em 2015 e está sediada em São Francisco, Califórnia.

A empresa foi criada em parte devido às preocupações existenciais de seus fundadores sobre o potencial de um desastre causado por descuido e uso indevido da inteligência artificial. A empresa se concentra em avanços fundamentais em IA e suas capacidades.

Os dois principais fundadores da empresa e outros investidores começaram as atividades da Open AI com uma doação de USD 1 bilhão. Em 2018, Elon Musk deixou a empresa devido a possíveis conflitos com seu trabalho na Tesla, empresa de eletrônicos de Nikola Tesla.

O objetivo declarado da Open AI de desenvolver inteligência artificial segura para o benefício da humanidade se reflete na sua disposição de colaborar com outras organizações de pesquisa e indivíduos. As pesquisas e patentes da empresa são destinadas ao público, exceto nos casos de potencial comprometimento da segurança.

Quem é dono da Open AI?

A Open AI é um laboratório de pesquisa de inteligência artificial que se transformou em uma organização com fins lucrativos em 2019. A estrutura corporativa da empresa é organizada em torno de duas entidades:

  • Open AI Inc.: controlada pela Open AI sem fins lucrativos;
  • Open AI LP: é uma organização limitada com fins lucrativos.

A Open AI LP é governada pelo concelho da Open AI Inc., que atua como sócio geral da empresa e é formada por: Greg Brockman (presidente), Ilya Sutskever (cientista-chefe), Sam Altman (CEO) e não funcionários como Adam D’Angelo, Reid Hoffman, Will Hurd, Tasha McCauley, Helen Toner e Shivon Zilis.

Como posso investir na Open AI?

A única forma de investir na Open AI é adquirindo ações por meio de transações no mercado privado. Isso significa que os investidores interessados em obter ativos da empresa precisam comprá-los diretamente de um funcionário ou investidor inicial.

É importante observar, no entanto, que as classes de ações e as restrições às ações podem variar muito. Os investidores devem se certificar de que são elegíveis para deter as ações que estão comprando e que elas possuem a estrutura legal esperada.

Quem investiu no ChatGPT?

Desde 2019, a Microsoft investiu pelo menos USD 3 bilhões na Open AI para ajudar na criação do Chat GPT e outras tecnologias baseadas na inteligência artificial.

A empresa anunciou em meados de janeiro de 2023 que fará um investimento multibilionário de vários anos como parte da terceira fase da parceria.

O ChatGPT é um dos principais serviços desenvolvidos pela Open AI. 

Embora a Microsoft não tenha declarado o valor exato do investimento, os relatórios indicam que serão cerca de USD 10 bilhões. O motivo dessa injeção de capital é o potencial de aumento das receitas de seus negócios de computação em nuvem Azure com a tecnologia de inteligência artificial avançada.

A Open AI está atualmente buscando investidores?

Sim, a Open AI estará em negociações para conseguir mais capital através da venda de ações já existentes, incluindo as que pertencem aos empregados da empresa. Segundo o WSJ, essa medida pode fazer com que a empresa aproxime-se dos 29 mil milhões de dólares.

Já o FT defende que a venda dessas ações pode representar uma injeção de capital de USD 30 mil milhões.

Qual é o valor de mercado da Open AI?

O valor de mercado da Open AI está avaliado em USD 29 bilhões, segundo o The Wall Street Journal. No entanto, essa quantia pode aumentar ainda mais, pois a empresa negocia uma venda de mais de USD 300 milhões em ações.

Ainda segundo relatórios do The Wall Street Journal, diversas empresas de capital de risco estão na fila para comprar ações existentes, entre elas a Thrive Capital e Founders Fund.

Quais são as perspectivas de crescimento da Open AI como empresa?

A empresa não forneceu comentários públicos extensos sobre seus planos, mas com base em investimentos recentes, a democratização da inteligência artificial é um objetivo claro da parceria com a Microsoft. Isso porque, profissionais não técnicos devem em breve ter mais ferramentas baseadas em IA à sua disposição que não exijam conhecimentos prévios.

Além disso, dados os lançamentos mais recentes da Open AI, fica evidente que a empresa não está dando nenhuma indicação de desaceleração. Também projeta ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares em receita até 2024.

Quais são os principais concorrentes da Open AI no mercado de inteligência artificial

A OpenAI é famosa no mercado de inteligência artificial pelos produtos que construiu até o momento, sobretudo o Chat GPT. No entanto, não é a única empresa na corrida para fazer história área de IA.

Aqui estão alguns dos principais concorrentes da startup:

  • Stability AI: quando a Open AI lançou o Dall-E, a empresa não ficou muito atrás. A startup lançou rapidamente seu próprio gerador de imagens de IA chamado Stable Diffusion, que torou o principal concorrente da Dall-E;
  • Anthropic: fundada por ex-líderes da Open AI, a empresa lançou um teste limitado de um novo chatbot para rivalizar com o Chat GPT;
  • AI21 Labs: a startup israelense desenvolveu um rival GPT-3 chamado Jurassic, assim como ferramentas que usam inteligência artificial para ajudar os clientes a escrever;
  • Character.AI: a tecnologia da empresa permite que os usuários criem chatbots que simulam celebridades;
  • Cohere: também está desenvolvendo modelos de linguagem ampla que podem realizar conversas, mas com foco em empresas, desenvolvedores e fundadores de startups.

Quais são as principais áreas de atuação da Open AI?

Ela atua em diversas áreas do campo de inteligência internacional, os principais deles são: visão computacional, processamento de linguagem natural, jogos e robótica. Além disso, a empresa também se envolve em trabalho político, educação, divulgação e desenvolvimento de aplicativos de IA.

Além do ChatGPT, a Open AI desenvolve outros serviços de inteligência artificial.

A princípio, as atividades da organização eram baseadas em pesquisas no campo da inteligência artificial. No entanto, desenvolveu posteriormente o GPT-2, um modelo de linguagem que pode gerar texto semelhante ao humano e diversos outros recursos.

Como a Open AI está contribuindo para o avanço da tecnologia de inteligência artificial?

A Open AI fez contribuições significativas para o campo da inteligência artificial avançada, incluindo o desenvolvimento de algoritmos avançados de aprendizado e sistemas de processamento de linguagem natural.

Além disso, é responsável pela criação de ferramentas como:

  • Generative Pre-trained Transformer (GPT): analisa a estrutura de linguagem criada por humanos e gera textos semelhantes por conta própria em vários idiomas;
  • DALL-E: consegue produzir imagens de objetos, animais e até mesmo cenas inteiras com base em descrições fornecidas pelos usuários;
  • Gym: plataforma de simulação de jogos que permite tanto a realização de testes quanto o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado por reforço;
  • ChatGPT: é o chatbot de IA mais avançado, projetado para gerar texto semelhante ao humano e produzir respostas às perguntas dos usuários;
  • CLIP: é uma rede neural que sintetiza conteúdos visuais e textos pertencentes a eles para prever as melhores legendas possíveis que descrevem com mais precisão esses vídeos/imagens.

Essas são apenas alguns exemplos das contribuições da Open AI para o avanço da tecnologia de inteligência artificial. No entanto, a empresa continua trabalhando em novas ferramentas e recursos que visam melhorar a vida das pessoas.

Quais são as parcerias da Open AI com outras empresas e organizações no setor de tecnologia?

Devido ao potencial de crescimento e influência na indústria de tecnologia e inteligência artificial, diversas organizações optaram por investir na Open AI. Aqui estão as empresas mais importantes que atualmente colaboram com a ela:

  • Microsoft;
  • Shutterstock;
  • BuzzFeed.

Quais são os riscos e oportunidades de investir na Open AI?

A Open AI pode ser um investimento interessante para quem busca um pedaço do futuro da inteligência artificial e acredita no potencial da empresa. No entanto, como as ações da empresa não são negociadas nos mercados financeiros tradicionais, o seu valor pode estar sujeito a flutuações.

Além disso, como a Open AI está no controle total e seu conselho de administração não é composto por investidores. Por conta disso, eles podem cancelar suas ações e tomar decisões que você não compartilha, e a empresa promete dividir os lucros até que o investidor receba dez vezes mais do valor investido.

Investidores que desejam evitar esses riscos têm a oportunidade de alocar seus recursos em outras empresas que desenvolvem ou investem em serviços de inteligência artificial, como a Microsoft, por exemplo. Assim, é possível ter um vínculo indireto com a Open AI e sua tecnologia.

Dito isso, se você estiver procurando por outras ações no campo da inteligência artificial, vale a pena investigar empresas que estão relacionadas com a Open AI que operam no mercado de ações. Dessa forma, você reduz os riscos de perder seu capital com o investimento.

Conclusão

Como vimos neste artigo, até o momento, as opções para investir na Open AI são limitadas. Existe a expectativa da empresa fazer rodadas de investimentos ou abrir IPO para injetar mais recursos ao negócio, no entanto, ainda não informações precisas sobre quando isso irá acontecer.

Apesar disso, essa empresa de tecnologia promete ser promissora no desenvolvimento de novos serviços e soluções baseadas na inteligência artificial. Então, vale a pena continuar acompanhando as suas novidades.

Enquanto não é possível investir na Open AI, os investidores podem alocar seus recursos em outras empresas de tecnologia com foco em inteligência artificial ou que estão investindo nesse setor. Existem várias opções listadas na bolsa de valores americana, mas antes de fazer qualquer aplicação avalie os riscos desse setor, bem como o seu potencial de crescimento.

Postado originalmente por: Nord Research