fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Diversificação de investimentos do jeito certo

Image

Você deve ter ouvido do seu influencer de finanças preferido que a chave para uma carteira protegida é a diversificação, não ouviu?

Nunca colocar todos os ovos em uma cesta. Não é a frase que todos usam?

Então por que será que o maior investidor do mundo pensa desta forma sobre a diversificação:

“Diversificação é uma proteção contra a ignorância. Não faz muito sentido se você sabe o que está fazendo.” — Warren Buffett.

Leia também: 10 frases de Warren Buffet

Você já cogitou a hipótese de a diversificação ser na verdade uma coisa ruim? 

3 tipos de riscos ao investir

Primeiro, é importante entender os tipos de riscos inerentes a um investimento. Quando compramos uma ação, temos três tipos de riscos associados: 

Risco de mercado: é o risco do cenário econômico, igual para todas as empresas da bolsa. Poderia ser uma crise econômica, uma pandemia, uma guerra. 

Risco do setor: esse risco atinge apenas as empresas ligadas a um setor específico e pode envolver mudanças regulatórias ou dos preços de algum insumo muito utilizado pelas empresas. 

Risco da empresa: esse risco diz respeito apenas à empresa em questão. Poderia ser o rompimento de uma barragem, como no caso da Vale, ou um acidente ecológico em um parque de produção de petróleo. 

A relação entre risco e retorno

Quando tentamos reduzir o risco por meio da diversificação, escolhendo algumas empresas para compor nossa carteira, conseguimos reduzir apenas os riscos setoriais e peculiares da empresa. O risco de mercado não é reduzido adicionando nomes diferentes à carteira. 

No entanto, cada vez que eu adiciono uma empresa à minha carteira de ações, mais eu aproximo o meu retorno ao retorno médio do mercado. No limite, se eu tiver todas as ações do Ibovespa, meu retorno será o retorno do Ibovespa. 

Se eu tenho uma empresa que acredito ter um retorno potencial de +40% no ano e eu reduzo o percentual dessa ação na carteira para incluir outras ações com potencial de retorno menores, o que eu faço na verdade é reduzir o meu retorno potencial. 

Por esse motivo, a diversificação pode ajudar, mas deve ser utilizada com moderação.