fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Adeus, anos velhos!

Image

2021 e 2022 foram os anos das oportunidades perdidas. Começamos 2021 com a bolsa a 93 mil pontos e chegamos a bater 130 mil pontos em meados do ano. Até que tudo começou a desmoronar.

Ao final desses dois anos, entregaremos uma bolsa em patamar praticamente estável, sem grandes ganhos para o investidor de risco.

Fonte: Bloomberg Línea

Custo de oportunidade

Essa estabilidade não é nem de longe uma boa notícia. A bolsa de lado tem um custo enorme para uma carteira de investimento. Esse custo tem um nome chique: custo de oportunidade.

É tudo o que você poderia estar ganhando, se não estivesse na bolsa.

No caso do Brasil, esse custo é o CDI. O CDI representa tudo o que você poderia estar ganhando de retorno sem correr nenhum risco de mercado. Investindo nos títulos mais seguros da economia.

Podemos ver que o investidor que optou pelo CDI, nesses últimos dois anos, obteve um rendimento de mais de 17%, enquanto o investidor de bolsa ficou na estabilidade.

Fonte: Bloomberg Línea

Bolsa em estabilidade

Os motivos do ano ruim todos aqui já sabem: aumento de gastos fiscais com eleição e pandemia, aumento da inflação e necessidade de aumento de juros.

O juro é o custo de oportunidade de uma economia. Se aumenta o custo de oportunidade, você estrangula o setor produtivo, a tomada de risco, o empreendedorismo.

Postado originalmente por: Nord Research