Quem vê o placar de 2 a 0 para o Atlético diante do Internacional pode ter a falsa impressão de que o Galo foi o senhor do jogo no Beira-Rio, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time alvinegro começou mal a partida em Porto Alegre. Para se ter uma ideia do domínio do Inter, no primeiro tempo da partida, basta observar o número de finalizações do time gaúcho. Foram nove a favor do Colorado, contra uma do Atlético.
Em termos de posse de bola, o Inter teve 70% durante a etapa inicial. Importante ressaltar que a equipe do Rio Grande Sul atuava com os reservas, preservando os principais jogadores para o jogo contra o Fluminense, na próxima quarta-feira, que decide vaga na final da Copa Libertadores.
O desempenho atleticano no primeiro tempo e no começo da segunda etapa causou calafrios no torcedor alvinegro. Mérito para o goleiro Everson, que evitou que o Internacional abrisse o placar, e menção honrosa para Luiz Adriano, do time gaúcho, que falhou de forma bizarra em duas oportunidades para marcar.
Diante do cenário favorável ao adversário, Felipão sacou Pedrinho e apostou em Igor Gomes para resolver a conexão do meio de campo com o ataque do Atlético. A mudança de posicionamento de Edenílson, que voltou ao time no lugar do suspenso Otávio, também colaborou.
O volante passou a atuar como lateral pela ala direita. Foi dali que veio o cruzamento, que Franco escorou para Hulk completar, de meia bicicleta, e abrir o placar no Beira-Rio. Pouco depois, o Internacional saiu jogando errado, Igor Gomes ficou com a bola e fez o segundo do Galo, decretando o triunfo fora de casa.
Foi uma vitória maiúscula do time de Felipão? Não. A maneira como o Atlético se comportou deixa uma certa preocupação para o torcedor. No entanto, o resultado traz mais confiança ao time, que ficou mais perto do G-6. Neste momento, apenas um ponto separa o Galo do Fluminense, sexto colocado.
Com a vitória em Porto Alegre, o Atlético chegou a três vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro (Botafogo, Cuiabá e Inter). O Galo assume a oitava colocação na tabela e não corre o risco de ser ultrapassado neste domingo, com a sequência da 25ª rodada.
O momento é de ascensão da equipe de Felipão. Neste returno, o Atlético vem de cinco jogos sem perder. Derrotou o Santos e depois empatou com o Athetico-PR, antes da sequência de três vitótias seguidas.
Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Coritiba, lanterna do Brasileirão, e pode somar mais três pontos na tabela. O jogo está marcado para o próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena MRV, onde o Atlético venceu as três partidas disputadas no novo estádio, sem sofrer gols. Chegou o momento de o Galo deslanchar no Brasileiro.