Rascunhos da Vida: Ri quem pode! - Portal MPA

Publicidade

Rascunhos da Vida: Ri quem pode!

Postado em 06/08/2020 6:00

Existem situações nas quais podemos rir imediatamente, noutras não. Noutras podemos chorar, mas às vezes precisamos segurar o choro. Nem sempre podemos expressar nosso sentimento no momento imediato.

Salmo 126

Retirado do Site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/alerta-aviso-comunicado-molhado-4341/

Geralmente quando levamos um tombo temos algumas reações muito semelhantes: Primeiro levantamo-nos rapidamente e nos colocamos no de pé. Segundo olhamos ao redor para perceber se alguém está nos observando. Em alguns casos antes de quaisquer das situações rimos desesperadamente, ou começamos a chorar desenfreadamente. Em ambos os casos, chorar e rir demonstra um descontrole no momento da dor e da aflição do momento. O choro pode acusar dor física, o riso um inibidor da vergonha ou da dor instantânea.

Eu estava andando na rua em frente ao antigo restaurante do Maurício, de repente percebo uma senhora com um monte de sacolas correndo para pegar o ônibus. Ela não percebe o monte de sacolas de lixo perto do ponto de ônibus e tropeça nele. E como diz a vô Gorducha “saiu catando cavaco” e “virou um anranzel com aquelas sacolas”. Eu corri para ajudar, peguei as sacolas, as bolsas que consegui identificar, e tentei ajudá-la a se levantar, foi inútil, pois ela não parava de rir. Olhava para o lado e ria, então olhava para frente e ria, olhava para o joelho esfolado e ria. Olhava a sacola que ficou misturada no lixo e ria. Depois de um tempo conseguiu se controlar e segurou o riso, me deu a mão, colocou-se de pé, e me mostrou a sacola que ficou faltando para pegar.

O salmista não conseguia parar de rir, a alegria era pungente, era algo maravilhoso ver o cuidado de Deus, a soberania de Deus, trazendo-os de volta ao lar. Grandes coisas fez o Senhor por eles, afirmavam os que estavam ao seu redor. Sim grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Saber que Deus é por nós nos devolve a alegria, saber que ele é por mim restaura meu sorriso e anima meu coração. Ter a certeza que seus olhos estão sempre sobre nós e que em sua total soberania ele dirige nossos passos concedendo-nos o que é melhor para nossa vida é algo imprescindível e tremendo.

Portanto não segure seu riso se for de alegria, pois é o Senhor que lhe dá o livramento, não segure seu choro quando estás a sofrer, pois é Ele quem enxuga suas lágrimas.

Um grande e forte abraço!
Nos ternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que abre seu sorriso e deixa as lágrimas sair quando vê o agir de Deus na sua história.