fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Minha admiração por Salomão

Image
Retirado do site: www.pexels.com

Salomão foi considerado o homem mais sábio que existiu na face da terra. Fico imaginando como ele agia, falava e como foi transmitida sua sabedoria através de poesia e provérbios. Fico admirado por saber que ele admirava três coisas e que havia uma quarta que ele não conhecia.

Provérbios 30.18 e 19

Retirado do site: www.pexels.com

Fora a admiração e as dúvidas de Salomão, eu até hoje não compreendo muitas coisas. Não compreendo como encontrar alguns utensílios na cozinha após minha filha guardar. Verdadeiramente não compreendo como uma pessoa age de forma errada no trânsito e ainda fica com raiva dos outros motoristas. Não entendo as nuanças da física quântica, nem como funciona a estabilidade na química orgânica, ou de como existem vitaminas que são hidrossolúveis ou lipossolúveis.

Sim, eu tenho inúmeras dificuldades. Tenho dificuldade em entender como pessoas guardam tanto ódio no coração, e até como compreender a morte de alguém por quem nos unimos em oração. Também tenho dificuldades em dar uma palavra a amigos que estão em sofrimento após a partida de um ente querido.

Agindo com grande sinceridade, posso afirmar que tenho muita facilidade em compreender a morte de alguém que eu entrego nas mãos de Deus para que ele faça o melhor, tanto para a pessoa e quanto para seus amados. Mas, na verdade a minha maior dificuldade é compreender como Deus permite que seus filhos morram mesmo quando existem muitas pessoas concordando em oração por sua recuperação.

É claro que eu entendo a total, plena e agradável vontade de Deus e bem como o seu propósito soberano. Sei de fato que Ele conhece o que é melhor para os que são seus e age de uma forma incompreensível mesmo que momentaneamente. Sei que nunca compreenderemos os mistérios de Deus, mas que seus propósitos em tempo oportuno serão revelados. Entendo claramente que seu amor nos envolve concedendo paz mesmo não removendo as lágrimas. Que há seu cuidado fortalecendo o coração mesmo com ele ainda apertadinho.

Agora quanto às palavras de conforto aprendi de fato que elas nem sempre são necessárias. Que muitas vezes só a presença, o sentir da dor do outro, o abraço apertado, o olhar nos olhos e o dizer “se precisar estou aqui” é suficiente. O resto do processo vem de Deus. A paz que ultrapassa todo o entendimento, o conforto na aflição, a certeza da salvação, são atos que pertencem somente ao Altíssimo. O tempo fará com que possamos compreender o que momentaneamente era incompreensível.

Portanto, minha admiração por tão poucas dúvidas de Salomão ainda é grande, mas minha certeza de que os propósitos de Deus vão além do imaginável humano são claras. Apenas peço ao Eterno que conceda ao meu coração paz em momentos oportunos e que eu possa estar no local certo para aqueles que eu amo e estão em sofrimento. Pense nisso, o Senhor sempre faz o seu propósito acontecer, mesmo que de forma obscura não possamos compreender o seu cuidado permanente para conosco.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que tem muitas dúvidas, mas que acima de tudo confia na soberania de Deus.