Publicidade

Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: Mais feio que sabuco na boca de porco.

Postado em 04/05/2021 6:00

Você já passou por situações onde o desespero lhe abate? Onde achamos que não temos esperança? Onde tememos o futuro por causa dos problemas do dia a dia? Isso já aconteceu comigo inúmeras vezes.

II Coríntios 4.8-11

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/milho-1-1567313

“Sabuco” é uma palavra que não existe no dicionário, mas no popular é falado em Minas Gerais por grande parte da população. A forma correta de se pronunciar seria “sabugo”, por isso temos o nosso “Visconde de Sabugosa” das estórias de Monteiro Lobato feito da espiga de milho debulhado. Segundo o vô Eurivaldo, quando a coisa está feia, quando a situação é desesperadora, então está “mais feio que sabuco na boca de porco”.

Advertisement

Se você nunca foi a um chiqueiro tradicional, nunca vai saber o que isso significa. Mas vou tentar lhe ajudar a imaginar o que se trata. A dentição dos porcos não é simétrica, pelo contrário, parece que cada dente persegue o seu próprio destino e nasce do jeito que quer.

O matuto geralmente alimenta os porcos com “lavagem”, farelo de trigo, espigas e sabugos de milho. Os porcos destrincham tudo, acabam com tudo que veem pela frente, e o coitado do “sabuco” é moído nas mandíbulas do suíno. Então algo “mais feio que sabuco na boca de porco” é algo desesperador, é algo que foi totalmente moído, quebrado e roído, não tendo nenhum fim proveitoso a não ser a queima no fogão a lenha.

No entanto Paulo nos diz que mesmo quando tudo nos leva ao desespero ainda podemos contar com a solução divina para nossa situação. Por tanto, mesmo passando por situações que nos remetem ao desespero devemos confiar no Senhor, devemos nele depositar nossa esperança, pois Ele sim governa nossos passos e conduz a história da humanidade.

Então creia na soberania de Deus em toda e qualquer situação, e deposite nele sua confiança, pois aqueles que confiam em suas posses podem perdê-las a qualquer momento, os que confiam em suas forças podem deixar de tê-la por um incidente, os que creem em seu intelecto podem sofrer uma perda momentânea ou total da memória. Mas os que confiam no Senhor, nunca, jamais serão abalados.

Um grande e forte abraço!
Nos fraternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que mesmo moído não se abate por completo, pois em confia no Altíssimo.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!