fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Um passo de cada vez

Toda evolução tem seu tempo

O novo mundo: moderno

A tecnologia é uma maravilha. Quebrou muitos paradigmas ao longo dos últimos anos e, hoje, permite que façamos coisas inimagináveis até pouco tempo atrás.

Vale aquela máxima: as maiores empresas e os produtos mais importantes dos próximos dez ou quinze anos sequer existem hoje. Foi assim durantes os últimos 20 anos: muitas empresas que hoje fazem parte do nosso dia a dia são, do ponto de vista cronológico, praticamente recém-nascidas.

Vemos hoje um Brasil muito diferente em comparação àquele da não tão remota década de 90. Ainda um pouco desordenado, é verdade, mas com certo progresso — apesar dos soluços no meio do caminho.

Hoje, com apenas um clique, temos acesso aos mesmos produtos que residentes de nações bem desenvolvidas encontram em seus países, enquanto alguns de nossos vizinhos latinos pararam no tempo – vivemos em um País aberto e livre.

Mas não foi sempre assim. Vide o período sombrio vivido entre os anos sessenta e oitenta…

Toda evolução tem seu tempo. A mudança leva tempo.

Conquistas de cada dia

Lembro, até com certa nostalgia, dos meus vinte e poucos anos, quando o sentido de independência e liberdade era pujante.

Como muitos jovens, eu queria ser livre. E, na minha cabeça, a figura de um carro era bem associada a essa tal “liberdade”.

E não foi diferente, consegui meu “bólido”.

Meu primeiro carro me marcou muito! Não se surpreendam com a foto abaixo, mas sim, era um carro! Para quem não conhece a história do Gurgel, vou brevemente resumi-la:

O Sr. Gurgel era um nacionalista. Acreditava muito no Brasil e tinha grandiosos sonhos. Era um grande engenheiro, formado pela Escola Politécnica da USP, que fundou a Gurgel Industrial em 1969, aos 32 anos de idade.

Seu sonho era fabricar um carro 100 por cento nacional — era um verdadeiro visionário. Já em 1981, produziu o primeiro carro elétrico da América Latina — mal sabia ele que, “apenas” quarenta e poucos anos depois, o mundo investiria fortemente nessa tecnologia.

A empresa passou por sérios problemas financeiros e acabou falindo no final da década de 90.  Mas, no meio do caminho teve capital aberto na bolsa e chegou a ser avaliada em cerca de 200 milhões de reais. Guardadas as devidas proporções, foi a Tesla da sua época.

Bom, chega de história.

O meu BR-800 era simplório. Tinha vários problemas, sempre quebrava; mas cumpriu bem seu papel: eleme permitiu aprender a dirigir e me levou de um canto a outro.

Sim, eu poderia ter iniciado minha vida de motorista com um carro “melhor”. Mas ter a oportunidade de aprender com aquele “mini-tanque de guerra”, me ensinou muito, a um custo relativamente baixo.

Foi através dele que me preparei para outros carros, melhores e mais potentes.

Tive, no ano passado, a felicidade alugar um Corvette Stingray por alguns dias, durante uma viagem aos Estados Unidos. Foi uma experiência incrível.

Creio que, todo o aprendizado no volante, desde o meu BR-800, passando pelos outros carros que tive, me deram segurança e habilidade para aproveitar o máximo da experiência com o Corvette. O tempo foi um grande aliado no meu desenvolvimento como motorista.

E você com isso?

Pois bem: vivemos uma época de certa bonança no mercado financeiro. Durante o último ano, foi possível ganhar bastante dinheiro com praticamente qualquer investimento. Praticamente tudo deu certo.

Muitas pessoas, com pouca ou nenhuma experiência, entraram no mercado financeiro –  principalmente na Bolsa de Valores – e, de certa maneira, acreditam hoje que o mundo dos investimentos é assim: um céu de brigadeiro.

Falta vivência e experiência para esses jovens investidores, que ainda não passaram por uma grande crise financeira como a de 2008.

Ter experiência – seja de vida, ou em investimentos — nos ajuda a ponderar os erros do passado e reagir mais conscientemente ao presente, sendo ele eufórico ou catastrófico.

Por você, para você

Nosso papel, aqui na Nord, é justamente esse: dividir nosso conhecimento e experiência.

Através do nosso trabalho, buscamos ajudar os investidores na escolha dos melhores investimentos. Seja na hora da entrada, mas também na saída, para não comprometer o capital aplicado.

A equipe possui vasto conhecimento, acumulado em vários segmentos do mercado financeiro, que se complementam e geram grande valor para nossos clientes.

Nosso papel também é ajudar os assinantes e leitores em seu desenvolvimento teórico – por meio dos exemplos práticos que detalhamos nos relatórios, lives, monitorias etc. – e no desenvolvimento pessoal, auxiliando-os em momentos de euforia, pânico e volatilidade do mercado.

Um bom final de semana a todos. Feliz Natal e nos vemos na próxima sexta-feira!

PS: Não sou muito ativo nas redes sociais, mas criei um perfil no Instagram — @crivelli.cesar — para abrir um canal de comunicação com os que assim desejarem.

Postado originalmente por: Nord Research