fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Um caso de enorme sucesso

Image

Mercados acionários nas máximas históricas. Será que temos barganhas dando sopa por aí?

Tivemos uma semana pouco movimentada nos mercados internacionais, e fica a impressão de que 2020 já acabou.

A comemoração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos foi nessa última quinta-feira. É uma data muito importante para os norte-americanos, inclusive, para algumas famílias, é mais significativa que o Natal.

Outro grande evento foi a famosa Black Friday, que consiste em um dia inteiro destinado a achar boas barganhas e colocar o dinheiro para trabalhar.

Mesmo em época de pandemia, a expectativa é de que o consumo permaneça forte neste final de ano lá nos Estados Unidos, mas boa parte das compras deve ser feita pelo computador ou celular.

Tivemos uma live aqui na Nord, na quinta-feira, comentando justamente sobre este tema – a Black Friday. Nosso foco foi direcionado para o mercado de ações aqui no Brasil e citamos algumas empresas que consideramos muito atrativas no médio e longo prazo.

A história não é muito diferente entre as bolsas internacionais e a brasileira.

Os índices acionários estão marcando novas máximas históricas – vide o Dow Jones, que nesta semana superou os 30 mil pontos – ou perto de chegar aos topos demarcados no começo do ano, como é o caso do Ibovespa.

Muito positivo para todos os investidores que possuem exposição ao mercado de ações, mas creio que vale lembrar que quanto mais os mercados sobem, mais difícil fica para encontrarmos as barganhas por aí.

Apesar de ter pouco mais de quatro meses de vida, uma das recomendações do Nord Global nos surpreendeu bastante ao longo dos últimos meses. Quando recomendamos a compra das Ações da Tapestry (NYSE:TPR) em 23/07/2020, aos US$13,70, acreditávamos que a oportunidade era imperdível.

O mercado, naquela data, oferecia um preço de liquidação para as ações da empresa, praticamente uma Black Friday. Nossa visão era de que o valor das operações era substancialmente maior do que o mercado considera como justo e, por conta disso, alocamos 10 por cento do portfólio nessa recomendação.

Naquele momento, as ações negociavam a 5x EV/EBITDA para 2021 (com um EBITDA fortemente conservador, prejudicado pela pandemia), um desconto de  60 por cento em relação às empresas comparáveis em bolsa, sem que houvesse uma razão concreta que justificasse isso em nossa visão.

À medida que desenvolvimentos mais positivos a respeito de uma solução para a Covid-19 foram se materializando, como a queda de restrições sociais em alguns países e mais recentemente a vacina, as ações da Tapestry subiram fortemente.

Tabela mostra a alta das ações da Tapestry, de julho a novembro/2020.

Terminamos a recomendação com um ganho de 97 por cento em dólares e mais de 106 por cento em reais (considerando a variação cambial no período).

Sou honesto em dizer que não esperava um movimento tão forte em tão pouco tempo. A assimetria entre preço e valor era grande, mas acreditava que o mercado demoraria mais para fechar essa diferença.

De toda sorte, o movimento acabou acontecendo antes do esperado. Se este não fosse o caso, ainda teríamos as ações da Tapestry em nossa carteira.

Temos outros nomes na carteira do Nord Global que devem se beneficiar da aprovação e distribuição da vacina mundo afora. Obviamente, é impossível saber se o preço das ações irá convergir para o valor que acreditamos justo em um curto espaço de tempo (como foi o caso da Tapestry) ou se o tempo será diferente.

Não nos cabe julgar a velocidade. Não temos como prevê-la, mas acreditamos no caminho a ser percorrido.

Nossa visão é de que, aprovada a vacina, o mercado deve reagir positivamente. Será um grande alívio para todos nós, pois a humanidade merece uma solução para esse problema.

Conforme explicado no vídeo gravado pelo Ricardo uns dias atrás, a relação do mercado com a vacina pode ser um importante gatilho para transformar a América.

Já temos movimentos no sentido de confirmar a tese e outros que se aproximam de um desfecho.

Para quem não investe ainda nos EUA ou para quem já investe e não está satisfeito com os resultados, acho que entender a tese vai ajudar muito.

Não espere que as capas dos jornais estampem notícias maravilhosas para só então se posicionar. Fique atento àquilo que os jornais não informam.

Você pode ter acesso à minha carteira de Ações norte-americanas por meio da série Nord Global.

Além das recomendações, temos o canal do Telegram para você ter contato direto comigo e uma série de conteúdos sobre como abrir conta e operar Ações no exterior.

Assine agora e aproveite os 30 dias de teste sem compromisso. O link para confirmação é este aqui.

Até a próxima semana!

Postado originalmente por: Nord Research