fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Seu cérebro e seus investimentos

Image

A neuroeconomia tem muito a lhe ensinar.

Investir é psicológico

Todos sabem que se deve comprar na baixa e vender na alta, contudo, frequentemente, compram na alta e vendem na baixa.

Todos sabem que vender no pânico é uma péssima ideia, mas basta um rumor (que muitas vezes nem é confirmado depois) para que a ação de uma empresa perca bilhões em valor de mercado num piscar de olhos.

Todos sabem que ninguém consegue prever o que vai acontecer com o mercado, todavia investidores adoram seguir qualquer estimativa que possa aparecer em sua frente.

Todos sabem que ficar correndo atrás das ações (ou dos fundos) que mais subiram é um ótimo caminho para perder dinheiro, porém investidores se pegam fazendo isso mesmo quando já haviam prometido a si próprios que nunca mais cometeriam esse erro.

Sim…investir é psicológico. Quando se trata das decisões relacionadas a investimentos, nosso cérebro é muito menos consistente, eficiente e lógico do que gostaríamos que ele fosse.

Ao investir – não importa se você é um gestor profissional, um vencedor de um prêmio Nobel ou apenas alguém preocupado com sua aposentadoria – seu cérebro combina os frios cálculos sobre probabilidades com reações instintivas relacionadas à euforia do ganho ou à angústia da perda.

Ao investir, seu cérebro pode gerar um turbilhão de emoções. Você não vai simplesmente somar, multiplicar, estimar e avaliar. Quando você ganha, perde ou arrisca dinheiro, você vai sentir algumas das emoções mais profundas que o ser humano pode sentir.

O psicólogo Daniel Kahneman, autor do livro “Rápido e Devagar” (se você ainda não o leu, deveria), diz que o processo decisório sobre investimentos não é necessariamente sobre dinheiro, mas sim influenciado por motivos intangíveis como evitar o arrependimento ou alcançar o orgulho.

Investir exige que você tome decisões com informações sobre o passado e palpites no presente sobre riscos e recompensas que vão se materializar apenas no futuro. Ao longo do processo, você será influenciado por várias emoções como esperança, ganância, orgulho, medo, pânico, arrependimento, felicidade…

O cérebro é uma máquina que funciona brilhantemente quando o objetivo é  mantê-lo longe dos perigos da vida ou guiá-lo para recompensas básicas como comida, conforto e amor. Mas essa máquina não foi programada para lidar com as complicadas decisões que você tem que tomar no confuso e complexo mercado financeiro.

Os três tipos de investidores

O escritor e colunista do The Wall Street Journal, Jason Zweig, acredita que existem apenas 3 tipos de investidores: os que se acham gênios, os que se acham idiotas e os que não têm certeza.

Via de regra, aqueles que não têm certeza são os que estão certos. Se você acredita que é um gênio dos investimentos, certamente é menos esperto do que imagina e deveria se policiar para não perder dinheiro tentando ser mais inteligente que os outros.

Se você pensa que é um idiota em relação aos seus investimentos, você provavelmente é mais esperto do que acredita e precisa apenas treinar seu cérebro para entender como triunfar investindo.

Conhecer mais sobre si mesmo vai fazer você ganhar mais dinheiro (ou pelo menos impedi-lo de perder mais). O campo da neurociência – mais especificamente o campo da neuroeconomia – tem muito a lhe ensinar, veja algumas das descobertas dos últimos anos:

  • Um lucro ou prejuízo monetário não é apenas um resultado financeiro ou psicológico, é algo que gera efeitos biológicos profundos em seu cérebro e em seu corpo.
  • A atividade neural de alguém que está ganhando dinheiro é indistinguível da de alguém que está sob efeito de substâncias como a cocaína ou morfina.
  • Depois de duas repetições de um estímulo – como uma ação que sobe dois dias seguidos –, o cérebro humano automaticamente e inconscientemente espera uma terceira repetição.
  • Quando as pessoas chegam à conclusão de que retornos nos investimentos são previsíveis, seus cérebros respondem com um alarme quando o padrão aparente é quebrado.
  • As perdas financeiras são processadas nas mesmas áreas do cérebro que respondem aos riscos mortais.
  • Antecipar um ganho e de fato alcançá-lo são acontecimentos processados de maneiras completamente diferentes pelo cérebro.
  • A expectativa criada sobre eventos bons ou ruins é muito mais intensa que a real experiência ao vivenciá-los.

Entender como o cérebro funciona e como ele pode afetar seus investimentos vai lhe permitir determinar objetivos mais realistas e alcançáveis, além de torná-lo um investidor mais calmo e paciente.

Ademais, você conseguirá utilizar as notícias filtrando os ruídos do mercado, medir os limites da sua expertise, minimizar a quantidade e severidade dos seus erros e, por fim, controlar o que pode e não se preocupar com o resto.

Talvez estudar mais sobre investimentos não é o que vai fazer você obter um melhor resultado, às vezes, o que você precisa para alcançar retornos superiores com mais segurança é se conhecer melhor.

Se você quiser ajuda com uma carteira que vem entregando ótimos resultados, convido você para se juntar ao Nord 10X. É a minha série de Ações focada em Growth Investing, que busca encontrar as famosas tenbaggers (empresas que se multiplicam por 10 vezes ou mais).

Deixo aqui um link para você confirmar sua inscrição e conhecer minhas recomendações. Os primeiros 30 dias são sem compromisso.

Um abraço,

Postado originalmente por: Nord Research