Publicidade

NORD Research

Finanças: O golpe tá aí, cai quem quer

Postado em 13/04/2021 12:00

Qual o seu caminho?

Hoje, vim falar de algo bem sério para vocês.

Para começar, vou fazer uma breve provocação, e quero que você pense bastante a respeito.

Qual das opções abaixo mais te seduz quando se trata de investimentos e acumulação de riqueza?

Advertisement

Opção 1: investimento de longo prazo, focado em fundamentos, pensando em acumular patrimônio de forma consciente, responsável e mirando somente os próximos 5, 10, 20 anos…

Opção 2: investimento de curtíssimo prazo, com promessas vazias de lucros rápidos e retornos muito acima do normal.

Imagem mostra bifurcação em uma rodovia, com dois carros  indo cada um para uma direção.

Qual delas é a que você quer levar junto com você, para o seu futuro?

Imagino que você tenha ficado tentado a escolher a alternativa que envolve ganhar dinheiro rápido e fácil, não é? Mas deixe-me mostrar algumas reportagens sobre “dinheiro fácil”…

Print de manchete da Istoé: "Influencer é acusado por investidores de perder R$ 30 milhões em operação na Bolsa."

Fonte: Istoé

Essa matéria fala sobre um trader que sumiu com mais de 30 milhões de reais de investidores em uma única operação. Tratava-se de uma pessoa sem certificação para gestão, que recebia o dinheiro em sua conta pessoal, que não fornecia acompanhamento de rendimento e que prometia retornos fora da realidade.

Print de manchete do G1: "Após denúncia, quadrilha que aplicava golpes prometendo dinheiro fácil com investimentos é presa. A denúncia de um aposentado que perdeu todo o dinheiro economizado ao longo da vida atraiu a atenção do MP de Minas Gerais. A investigação descobriu um esquema milionário, complexo e com atuação em todo o Brasil."

Fonte: G1

Já nessa, bem mais recente, trata-se de um golpe financeiro de uma quadrilha que prometia retornos rápidos e lucros bem acima da média na bolsa, abrangendo uma variedade enorme de perfis de investidores, inclusive algumas pessoas famosas.

E agora, ainda prefere a primeira opção? Acho que não, né? Já dizia o velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Para quem nos acompanha há mais tempo, já sabe que o caminho de longo prazo é o tiro certeiro.

Que somente assim é possível obter bons resultados ao longo dos anos, não há nem o que discutir…

No entanto, a realidade nos mostra que muitos investidores, principalmente os que estão começando, ainda se mostram atraídos pelas falsas promessas que vemos no YouTube/Instagram todos os dias quando o assunto é ganhar dinheiro de forma rápida, fácil, sem riscos e zero prejuízos.

São estratégias vencedoras e “multimilionárias” que são oferecidas por aí, trazendo consigo a fórmula mágica para ganhar dinheiro todos os dias na bolsa, com métodos e algoritmos infalíveis que indicam exatamente o momento certo de entrada e saída…

Tudo isso naquele contexto de fundo muito chamativo, com carros velozes, relógios caros e mansões paradisíacas…

Foto da fachada de uma mansão (fica em frente à praia).

Quem não acha legal isso tudo? Eu mesmo sou um fanático por carros, mas fala sério né?!

Sinto muito, mas não é assim que você vai ficar rico…

Nada disso existe.

Falando em números

Vamos falar sobre um exemplo que me chamou a atenção, e faço questão de te mostrar pra você ver o tamanho do absurdo que prometem nessas estratégias.

O último programa do Fantástico reportou um exemplo real de uma vítima de golpe que se induziu a uma falsa realidade de ganhar 10 por cento ao dia com investimentos, e continuava a realizar aportes na época.

Pare para pensar: se convertemos isso ao ano, dá um ganho estratosférico de 2697470226676 por cento, ou seja, seria dizer que 1 real aplicado nessa estratégia teria se transformado em 27 bilhões de reais.

O cara, numa dessas, entraria na lista dos mais ricos do Brasil…

Você acha que se alguém tivesse essa habilidade estaria vendendo cursos ou aplicando o próprio dinheiro?

Não preciso nem dizer que não deu certo, né?!

Ou então, sendo menos agressivo, mas ainda continuando muito exagerado e totalmente fora da realidade, já vi também gente falar de retorno garantido de 10 por cento ao mês.

No ano, isso dá um retorno gordo de 214 por cento. Se você colocar 100 mil reais, vai acabar o ano com quase 314 mil reais, praticamente triplicando o seu capital.

Pra você ter uma ideia, se o Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, conseguiu um retorno médio de 21 por cento ao ano, por 53 anos (1965-2018), o que te faz pensar que a rentabilidade obtida com esses exemplos que mencionei faz algum sentido?

Por onde começar

Não será a primeira nem a última vez que veremos histórias de pessoas caindo em promessas de ganhos rápidos, consistentes e garantidos. Lembre-se de que não existe essa história de prometer retornos altos, rápidos, garantidos e sem risco quando estamos falando de bolsa.

Chequem sempre de quem vocês estão consumindo conteúdo, entendam sobre o que está sendo proposto, as instituições e pessoas que estão por trás das recomendações e estratégias, se existe certificação… Isso é muito importante!

Esse é um assunto de tamanha seriedade, e se você não souber o que está fazendo, todos os seus sonhos podem ir por água abaixo.

Quer começar a investir em bolsa, de forma responsável e com cabeça de longo prazo, mas ainda não sabe por onde começar? Que tal começar com o pé direito no Nord Ações?

É a série de entrada da Nord que oferece uma carteira de Ações com estratégia de Value Investing. É o produto sob medida para quem está começando a investir e quer seguir uma carteira de longo prazo. A série é produzida por uma equipe de analistas certificados e cada recomendação passa por um rigoroso processo de avaliação. Os relatórios são quinzenais e ficam sempre disponíveis na nossa área do assinante da Nord.

Você NÃO vai ficar rico de forma rápida, mas vai entender muito sobre as escolhas que fizemos e sobre a importância de focar no longo prazo.

Não é o caminho mais sedutor, mas é o único que termina em sucesso.

Um abraço,

Postado originalmente por: Nord Research

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Nord Research

RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO COM RESULTADOS COMPROVADOS
A geração de riqueza para nossos assinantes é o nosso compromisso primordial. Somos uma casa de análise independente formada por profissionais com ampla experiência de mercado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!