fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Novo recorde

Image

Os últimos dias foram de grande otimismo nas bolsas de valores internacionais.

Os anúncios, por parte de grandes empresas farmacêuticas, a respeito dos consistentes avanços no desenvolvimento de vacinas efetivas contra a Covid-19, que podem estar à disposição da população mundial em algumas semanas, trouxeram ânimo ao mercado.

Além disso, o início formal da transição de poder na Casa Branca também gerou uma melhora geral no sentimento dos investidores, visto que as chances de um atrito entre Donald Trump e Joe Biden vão se reduzindo.

Com as coisas voltando à normalidade, a preferência dos investidores mudou um pouco ao longo das últimas semanas.

Não muito tempo atrás, o índice Nasdaq (composto por ações de empresas voltadas ao segmento de tecnologia) mostrava desempenho bem superior em relação a outros termômetros no mercado norte-americano, como o Dow Jones, que é composto por ações de empresas que representam a velha economia.

Mas temos visto esse movimento se inverter. Agora, o mercado começa a dar atenção a empresas que estão fora do mundo tecnológico, que até então estavam “esquecidas”.

Essas Companhias foram fortemente afetadas pela pandemia, e o mercado precisava de uma claridade maior em relação ao “retorno à normalidade”, que deve apenas acontecer quando da disponibilidade em massa da vacina contra a Covid-19.

Como estamos nos aproximando desse “ponto de virada”, o mercado começa a precificar essas empresas com outros olhos, entendendo que muitas delas não vão quebrar, nem mesmo serão dizimadas pelas empresas de tecnologia.

Trata-se de um movimento interessante, que levou ontem o índice Dow Jones a superar, pela primeira vez na história, o patamar de 30 mil pontos.

Capa do Wall Street Journal em 25/11/2020: "Dow Eclipses 30000 for the first time. Milestone comes amid promising developments in the race for a vaccine to combat the global coronavirus pandemic and one day after the standoff over the presidential transition ended."

Capa do Wall Street Journal (25/11/2020)

Quem diria, lá no começo do ano, quando da eclosão da pandemia, que o termômetro da velha economia bateria um novo recorde histórico em um ano tão atípico como este, não é mesmo?

Que seja eterno enquanto dure!

Postado originalmente por: Nord Research