fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Como investir o dinheiro da restituição do IR

Image

Nord Insider

Nesta segunda-feira, 6, o pré-mercado de Nova York abre em alta após uma semana de perdas. Os investidores amanhecem animados com a recente flexibilização das restrições em Xangai, o que, por sua vez, tira a pressão sob a Cadeia de Suprimentos e a inflação geral.

Na agenda econômica, o Banco Central fará uma “atualização parcial” da Pesquisa Focus, às 8h30. Mais tarde, às 10h, serão divulgados os dados de geração de empregos formais (CAGED) de abril, após terem sido adiados na semana anterior.

Principais assuntos de hoje:

  • Como investir o dinheiro da restituição do IR;
  • Compre as ações da Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3).

Como investir a restituição do imposto de renda 2022?

O prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física terminou na última terça-feira, 31 – mesmo dia em que a Receita Federal efetuou o pagamento do primeiro lote de restituição.

Agora, haverá outros quatro lotes, que serão pagos até setembro, com base na data de entrega da declaração.

De acordo com a analista Danielle Lopes, é interessante que o contribuinte aproveite esse valor para organizar sua vida financeira, quitar as dívidas, começar uma reserva de emergência ou investir.

Na visão da nossa analista, o primeiro passo é quitar as dívidas, se houver. Nesse caso, entenda qual é o tamanho do problema e o que você poderá fazer para resolvê-lo. Em muitos casos, é possível negociar com o banco o pagamento total à vista ou negociar as parcelas com uma taxa de juros menor.

Comece priorizando as dívidas mais caras e evite as multas. Tenha clareza dos prazos e de que as parcelas da renegociação cabem no seu orçamento.

Feito isso, o segundo passo é a construção da reserva de emergência ou reserva financeira. Nossa analista explica que esse dinheiro é destinado para cobrir eventuais necessidades e imprevistos que possam acontecer. É sempre bom estar preparado para não passar apertos.

E quanto você deve guardar? Para quem tem um ganho fixo, o indicado é que a sua reserva mantenha as despesas essenciais por seis meses. Para os profissionais autônomos, tenha o valor de um ano dos seus custos mensais.

Onde investir a reserva de emergência? Nossa analista recomenda que você escolha guardar esse valor em aplicações financeiras de renda fixa, com liquidez diária e com uma rentabilidade mínima de 100 por cento do CDI. O Tesouro Selic é especialmente usado para essa função. Você pode optar ainda por certificados de depósitos bancários (CDB) com liquidez diária, porém possuem a incidência de taxas, como IOF e Imposto de Renda, e LCA e LCI, que você não paga nada de IR.

Por fim, o terceiro passo é começar a investir. Para fazer escolhas inteligentes, vale a pena conhecer a carteira Nord Ações, comandada pela analista Danielle Lopes. Acesse aqui três recomendações abertas para dar os primeiros passos no mercado de capitais.

Na área para assinantes, você também terá acesso a cursos, mentorias, além de um canal direto de comunicação com a nossa equipe.

Postado originalmente por: Nord Research