fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Complexo de Vira-Lata não cabe mais em Divinópolis

Complexo de Vira-Lata não cabe mais em Divinópolis

Image

Ainda que a autoestima do divinopolitano esteja fragilizada, a oportunidade de nos reerguermos como referência regional, ou até mesmo nacional, está surgindo de forma jamais imaginada: em nosso próprio lixo!

Divinópolis já esteve entre as cidades mais promissoras de Minas Gerais. Porém, o mesmo município tem visto esse posto cair ano após ano. Com isso, a autoestima elevada cedeu espaço para o pessimismo e, na opinião de muita gente desacreditada, Divinópolis vivencia o auge do “complexo de vira-lata”. Até que, na maioria das vezes, uma simples terapia pode mudar a forma como a gente se enxerga. Mas…será que é possível fazer isso com uma cidade inteira? A resposta é: Sim!

Primeiramente, precisamos de um ponto de partida para fazer o município se destacar a nível nacional, ou seja, um projeto que surpreenda e melhore a vida de toda a população! Pode parecer besteira, mas essa solução está mais próxima do que jamais imaginamos… Apesar de clichê, podemos confirmar que a frase “do lixo ao luxo” nunca fará tanto sentido como agora e ‘cê vai entender o porquê: Bom, você já deve saber que o lixo é um grave problema em Divinópolis. Além de a coleta ser ineficaz, a situação é ainda mais crítica quando chega ao seu destino final, porque lá ele se acumula em um aterro que quase não suporta esses resíduos. O tratamento é inadequado e, com isso, provoca uma terrível contaminação dos aquíferos subterrâneos e a emissão de gases poluentes.

Apesar desses problemas, os avanços tecnológicos estão aí para mudar isso! Hoje, é possível aproveitar integralmente o lixo. Grande parte é reciclável e o restante pode ser transformado em energia. O próprio aterro vem se tornando desnecessário, uma vez que as novas tecnologias permitem processar o lixo a ponto de transformá-lo numa “areia inerte”. Esse resíduo final não contamina, ocupa pouquíssimo espaço e também pode ser reaproveitado. Ou seja, lixo tem valor, lixo é riqueza! Na teoria, até que parece ser fácil entender isso, mas… como podemos colocar em prática?

Ora, você já ouviu falar do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República?Trata-se de uma exclusiva carteira de projetos, selecionados por um criterioso processo de avaliação. O projeto alí inserido torna-se, com força de Lei, prioridade nacional. A boa notícia é que Divinópolis está qualificada neste programa de investimentos! Isso significa que teremos o apoio de uma das mais respeitadas instituições do país para resolver o grave problema do lixo. Importante destacar que, além de resolver o problema aqui, vamos também nos tornar referência para o país!

Entretanto, isso não vai acontecer da noite para o dia. A  primeira usina de tratamento de lixo, com uso de tecnologia avançada até mesmo para padrões internacionais, deverá estar em operação,na cidade de Divinópolis, até o final de 2022. Período em que estaremos recebendo profissionais, acadêmicos e estudantes (de todo o país), interessados em aprender, com a cidade, como se transforma o lixo em riqueza limpa e sustentável. Sendo assim, é hora de deixar o complexo de vira-lata para trás e assumir nossa capacidade de liderança para transformar, não apenas de Divinópolis, mas todo o Centro Oeste de Minas.