Publicidade

(con)vivendo com a mente

Setembro Amarelo

Postado em 31/08/2021 12:00

Chegamos em setembro: provavelmente o único mês do ano que podemos falar sobre saúde mental sem ouvir aquelas tantas ignorâncias do último post. Setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, enquanto dia 10/09 é o dia mundial de prevenção ao suicídio. Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizam a campanha Setembro Amarelo aqui no Brasil. O principal objetivo é reduzir os números de casos e divulgar formas de prevenção. Mas por que amarelo?

Mike Emme, estadunidense, era um jovem que restaurou um Mustang 68, pintando ele de amarelo e ficou conhecido como Mustang Mike. No entanto, em 1994, Mike cometeu suicídio. No dia do velório vários familiares e amigos deixaram cartões, mensagens e símbolos amarelos escritos com frases como “se precisar, peça ajuda”. Desde então, a iniciativa se espalhou pelos Estados Unidos transformando a fita amarela em símbolo de toda a campanha. Em 2003 ela foi reconhecida mundialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil ela se tornou gigantesca. Assim, como em outras campanhas, locais públicos já foram iluminados com a cor amarela, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Congresso Nacional em Brasília. No site do Centro de Valorização da Vida (CVV) tem uma página somente sobre a campanha, sua importância e divulgação e, também, como ajudar.

Advertisement

Falar sobre saúde mental e suicídio, no entanto, não significa estar preparado para lidar com essas situações. No ano passado eu vi muita gente se disponibilizando a conversar, mas sem nenhuma qualificação, preparação ou treinamento pra isso. Talvez, podemos não saber lidar com as informações e as palavras, por isso é fundamental indicar um profissional capacitado! Tem o CVV, os postos de saúde, os hospitais, os projetos como o Você Importa. Muitas vezes ouvir as angústias pode nos trazer angústias também. Eu mesma já passei por essa situação, quando eu ainda estava procurando ajuda profissional e não havia encontrado a minha médica e a minha psicóloga.

É claro que existem formas de ajudar. Setembro Amarelo pode se tornar ainda maior! Compartilhe sobre a campanha, converse com seus amigos e divulgue a quem você acha que pode aderir! Cada fita amarela, cada coração amarelo, cada mensagem como as do velório de Mike pode chegar a quem precisa e você pode ajudar a salvar uma vida! Se você leu até aqui, compartilha lá no Instagram, no Facebook, no Twitter e me marca também. Deixa um coração amarelo no seu perfil. Vamos fazer a diferença juntos e divulgar um tema tão importante!

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Júlia Nogueira

Sou a Júlia Nogueira, tenho 24 anos e fui diagnosticada com ansiedade e depressão há alguns anos. Neste blog, pretendo compartilhar artigos com um pouco do que aprendi e aprendo todos os dias, para ajudar e acolher quem passa por dificuldades semelhantes. É importantíssimo lembrar que você nunca está sozinho, que você faz a diferença e que é possível conseguir ajuda!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!