Leucena invade Divinópolis - Portal MPA

Publicidade

Leucena invade Divinópolis

Postado em 22/09/2019 22:50

Você pode ainda não ter reparado, mas estamos sendo invadidos. Sim, isso mesmo. Divinópolis está sendo invadida pelas leucenas. Por aonde se vai, você vai encontrá-las. Mas o que são leucenas?  Trata-se de uma planta exótica, como são chamadas as plantas provenientes de fora da flora original local. Ou seja, uma planta exótica não é autóctone do ambiente nativo. Também se diz que uma planta exótica é estrangeira. E essa é realmente estrangeira. É originária da América Central.

Se você duvida dessa invasão, basta dar uma olhada no trecho abaixo da Ponte do Niterói. O que era uma área de vegetação rasteira hoje está coberto de leucenas. Totalmente coberto. E ela se espalha por toda margem, pelas áreas verdes, praças, lotes vagos, quintais… se há um pequeno espaço, lá está a invasora. E pode chegar a 3 metros de altura já no primeiro ano. Cheias de vagens, espalham muitas sementes. E como crescem rápido e em grande número, sufocam a vegetação nativa (peço desculpas aos técnicos da área de não uso aqui os termos corretos, mas essa é a observação de um leigo preocupado).

Bem, basta uma pesquisa rápida para descobrir que se trata de um a leguminosa que pode ser usada na alimentação de bovinos, suínos e caprinos. Pode, mas o que se vê hoje é a leucena se tornar praga.

 

O vídeo da Embrapa mostra o porque disso.