fbpx
Pular para o conteúdo

Leucena invade Divinópolis

Image

Você pode ainda não ter reparado, mas estamos sendo invadidos. Sim, isso mesmo. Divinópolis está sendo invadida pelas leucenas. Por aonde se vai, você vai encontrá-las. Mas o que são leucenas?  Trata-se de uma planta exótica, como são chamadas as plantas provenientes de fora da flora original local. Ou seja, uma planta exótica não é autóctone do ambiente nativo. Também se diz que uma planta exótica é estrangeira. E essa é realmente estrangeira. É originária da América Central.

Se você duvida dessa invasão, basta dar uma olhada no trecho abaixo da Ponte do Niterói. O que era uma área de vegetação rasteira hoje está coberto de leucenas. Totalmente coberto. E ela se espalha por toda margem, pelas áreas verdes, praças, lotes vagos, quintais… se há um pequeno espaço, lá está a invasora. E pode chegar a 3 metros de altura já no primeiro ano. Cheias de vagens, espalham muitas sementes. E como crescem rápido e em grande número, sufocam a vegetação nativa (peço desculpas aos técnicos da área de não uso aqui os termos corretos, mas essa é a observação de um leigo preocupado).

Bem, basta uma pesquisa rápida para descobrir que se trata de um a leguminosa que pode ser usada na alimentação de bovinos, suínos e caprinos. Pode, mas o que se vê hoje é a leucena se tornar praga.

O vídeo da Embrapa mostra o porque disso.