fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • SINTRAM afirma: A prefeitura de Divinópolis já tem cerca de 1500 pessoas contratadas sem concurso público

SINTRAM afirma: A prefeitura de Divinópolis já tem cerca de 1500 pessoas contratadas sem concurso público

"Única coisa que eu pedi ao HSJD antes da liberação da emenda, foi um plano de trabalho, pois eu não ia colocar uma emenda no hospital sem ter esse plano. Como eu sou honesto, transparente, abri a Prefeitura para o deputado Léo Motta, mas foi tudo jogo armado o que fizeram comigo, mas eles bateram na porta errada. Ontem (02/06), o hospital apresentou 15%, não foi o que eu queria, porque eu queria 50%, mas já foi um ganho", disse o Prefeito.
Foto:SMPA/ "Única coisa que eu pedi ao HSJD antes da liberação da emenda, foi um plano de trabalho, pois eu não ia colocar uma emenda no hospital sem ter esse plano. Como eu sou honesto, transparente, abri a Prefeitura para o deputado Léo Motta, mas foi tudo jogo armado o que fizeram comigo, mas eles bateram na porta errada. Ontem (02/06), o hospital apresentou 15%, não foi o que eu queria, porque eu queria 50%, mas já foi um ganho", disse o Prefeito.

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis mais uma vez alerta para o número de contratos temporários na prefeitura. Segundo o SINTRAM a administração caminha a passos largos para igualar o número de servidores contratados temporariamente ao número de efetivos que prestam serviços ao Poder Executivo. As medidas impostas pelo governo municipal preocupam o sindicato

De acordo com dados apresentados pelo SINTRAM, em dezembro de 2022, sem a inclusão de estagiários, comissionados e terceirizados, a Prefeitura contabilizava 4.780 servidores, dos quais 1.359 eram contratados. Nesta data, a proporção já era de 2,5 servidores efetivos para cada contratado. De janeiro a maio desse ano, a Prefeitura já firmou mais de 400 novos contratos temporários e a perspectiva é que chegue aos 500 antes do meio do ano.

A maioria dos contratos temporários está nas secretarias municipais de Educação e de Saúde. Para se ter uma ideia, somente na edição do Diário Oficial desta terça-feira 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde publicou o extrato de nove novos contratados e fez a convocação de outros 12 para assumirem cargos temporários.

Nesta segunda-feira dia 22 a Semusa abriu as inscrições para novo processo seletivo para a contratação temporária de 111 Agentes Comunitários de Saúde.  Em dezembro do ano passado, dos 244 agentes de saúde que atuavam no município, 108 eram sob regime de contrato temporário o equivalente a  44,25%. A desproporcionalidade pode comprometer o futuro do Instituto de Previdência dos Servidores.

Ao contrário de confirmar a realização do concurso público para esse ano, conforme vem sendo prometido desde janeiro, o prefeito Gleidson Azevedo (Novo) acaba de enviar à Câmara Municipal um Projeto de Lei, com a intenção de modificar a Legislação que disciplina as contratações temporárias no município. É a segunda vez que o prefeito tenta aumentar o prazo de validade dos contratos temporários, a exemplo do que ele fez no ano passado. O SINTRAM já se posicionou contrário ao projeto e denunciou o fato ao Ministério Público.