fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Secretária Municipal de Educação esclarece dúvidas sobre o Fundeb 

Secretária Municipal de Educação esclarece dúvidas sobre o Fundeb 

Denúncia na Educação cria crise institucional na Prefeitura, petição pública pede afastamento de outros secretários
Denúncia na Educação cria crise institucional na Prefeitura, petição pública pede afastamento de outros secretários

A Secretária Municipal de Educação, Andreia Dimas, participou do Programa Bom Dia Divinópolis, nesta segunda-feira (20/12), na ocasião, ela explicou sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso ela falou sobre o cadastro do transporte escolar para exercício de 2022, processo seletivo para professores, equipamentos novos para escolas, dentre outros assuntos.

De acordo com Andreia Dimas, a Secretaria adquiriu novos equipamentos para as escolas, parte desses materiais chega em Janeiro. “São materiais básicos para o espaço escolar, sendo que o recurso de aquisição de novos equipamentos não é do Fundeb e nem poderia ser. Nós temos renovação na legislação do Fundeb em que 70% desse valor tem que ser investido com folha de pagamento dos profissionais da educação. O Fundeb é para essa finalidade, para o pagamento de folha. Esse recurso que nós estamos utilizando na aquisição de novos equipamentos é do recurso dos 25% que todos municípios tem que investir 25% da sua arrecadação na educação. E se me questionarem: todo ano tem os 25% porque isso não foi feito? Eu respondo que temos que ser até justos com gestões anteriores. Nós em tempos normais, a educação- um bem merecido, o nosso valor sobrepõe o Fundeb; e o valor de pagamento de folha de profissional, de transporte escolar, prestação de serviço sobrepõe o Fundeb, então precisamos completar com os 25%. Como tivemos a pandemia, esse primeiro semestre tivemos economia, porque transporte escolar não rodou tanto, a merenda não teve todos os dias, equipes de apoio não estavam nas escolas, e com essa economia conseguimos investir nos 25%”, detalhou.

Andreia Dimas ainda explicou sobre a conclusão da votação dos deputados, que altera lei do Fundeb, onde psicólogos e assistentes sociais passam a receber com recursos do fundo. Acompanhe entrevista na íntegra sobre esse e outros temas: