Secretária Municipal de Educação esclarece dúvidas sobre o Fundeb  - Portal MPA

Publicidade

Secretária Municipal de Educação esclarece dúvidas sobre o Fundeb 

Postado em 20/12/2021 11:20

A Secretária Municipal de Educação, Andreia Dimas, participou do Programa Bom Dia Divinópolis, nesta segunda-feira (20/12), na ocasião, ela explicou sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso ela falou sobre o cadastro do transporte escolar para exercício de 2022, processo seletivo para professores, equipamentos novos para escolas, dentre outros assuntos.

De acordo com Andreia Dimas, a Secretaria adquiriu novos equipamentos para as escolas, parte desses materiais chega em Janeiro. “São materiais básicos para o espaço escolar, sendo que o recurso de aquisição de novos equipamentos não é do Fundeb e nem poderia ser. Nós temos renovação na legislação do Fundeb em que 70% desse valor tem que ser investido com folha de pagamento dos profissionais da educação. O Fundeb é para essa finalidade, para o pagamento de folha. Esse recurso que nós estamos utilizando na aquisição de novos equipamentos é do recurso dos 25% que todos municípios tem que investir 25% da sua arrecadação na educação. E se me questionarem: todo ano tem os 25% porque isso não foi feito? Eu respondo que temos que ser até justos com gestões anteriores. Nós em tempos normais, a educação- um bem merecido, o nosso valor sobrepõe o Fundeb; e o valor de pagamento de folha de profissional, de transporte escolar, prestação de serviço sobrepõe o Fundeb, então precisamos completar com os 25%. Como tivemos a pandemia, esse primeiro semestre tivemos economia, porque transporte escolar não rodou tanto, a merenda não teve todos os dias, equipes de apoio não estavam nas escolas, e com essa economia conseguimos investir nos 25%”, detalhou.

Andreia Dimas ainda explicou sobre a conclusão da votação dos deputados, que altera lei do Fundeb, onde psicólogos e assistentes sociais passam a receber com recursos do fundo. Acompanhe entrevista na íntegra sobre esse e outros temas:

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade