O município de Divinópolis cumpriu a exigência feita pelo estado, e protocolou na Câmara Municipal o projeto que prevê a doação do terreno onde está o Hospital Público. Segundo o governo de Minas a obra será licitada pelo estado, com a doação do terreno o recurso da indenização da Vale poderá ser aplicado no retorno das obras.
Com a doação do terreno surge algumas dúvidas. Um delas sobre a empresa privada que faz a segurança do local. Para ter vigilância 24 horas a administração municipal gasta cerca de R$ 40 mil por mês. O serviço garantiu ao longo dos últimos anos a preservação da estrutura. Em outras cidades que não optaram pela vigilância os prédios foram alvos de vândalos.
As obras estão paradas há mais de dez anos e não têm previsão de término. Elas começaram dia 30 de junho de 2011. A placa que fica em frente à construção diz que a previsão de término seria de 24 meses, ou seja, junho de 2013. Mas já estamos em 2022 e a obra ainda não foi concluída. Em entrevista o prefeito disse que entende que o custo da vigilância passa a ser do estado, mas ele disse que se o estado não bancar a prefeitura vai continuar pagando a empresa.