Pouca representatividade faz Divinópolis perder espaço, um alerta para o eleitor que desperdiça voto

Postado em 31/03/2019 8:00

As consequências do eleitor de se ausentar do processo eleitoral e deixar de participar do pleito são basicamente na representatividade. Em Divinópolis, por exemplo, a cidade tem apenas um agente público no Congresso e outro na Assembleia. Sem força e apoio de outros parlamentares para brigar por recursos a região pode ficar esquecida.

Em Minas a queda de participação político-eleitoral e dos votos válidos foi de 50% do conjunto do eleitorado de mais de 15 milhões aptos a votar, o que levou a uma redução de aproximadamente 30% do quociente eleitoral registrado nas eleições gerais de 2014 para deputado estadual e deputado federal.

Em 2018, o aproveitamento dos votos para deputado estadual em Minas Gerais foi de 68,3% e, para deputado federal, de 66,4%, uma redução, nesta ordem, de 10,4% e 9,4% em relação à eleição anterior. Este fato negativo foi comentado pelo deputado federal Domingos Sávio durante participação no programa Bom Dia Divinópolis da Rádio Minas FM.

Além da taxa de votos válidos ter sido baixa o eleitor ainda votou mal. Vários candidatos sem identidade com o município tiveram uma votação expressiva para Câmara Federal. O resultado prejudicou nomes importantes que tem ligação com o município de Divinópolis já que o colégio eleitoral é aqui no município.

Segue alguns deputados votados em Divinópolis: Tiago Mitraud (Novo) 2386 votos, Áurea Carolina (PSOL) 1991 votos, Stefano Aguiar (PSD) 1635, Romeu Gonçalves (PPS) 1591 votos, Rogério Correa 1442, Marcelo Álvaro 1398 votos ele hoje é Ministro do Turismo, André Janones 1303 votos, Gilbermo Abramo 1081votos e Eros Biondini 1079 votos.

Os nove deputados citados acima conseguiram captar quase 14 mil votos em Divinópolis. O montante seria suficiente para eleger Fabiano Tolentino e Bruce Martins. Dois nomes que representavam a cidade no pleito de 2018. A disseminação dos votos faz o município perder representatividade.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com