fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Prefeitura alega que recolhimento de animais em Divinópolis é feito somente após denúncias

Prefeitura alega que recolhimento de animais em Divinópolis é feito somente após denúncias

Image

A presença de animais soltos nas ruas ainda é um problema em Divinópolis. Só nesta semana um motociclista fez vários flagrantes no mesmo dia. Na cidade existe uma lei para remoção desses animais. O Sinésio é motociclista e flagra vários animais soltos pelas vias de Divinópolis. Só nesta quarta-feira, foram dois registros no bairro Jardinópolis. Primeiro os animais atravessaram a BR-494, depois eles aparecem andando tranquilamente pelas ruas do bairro.

Um perigo que pode ser fatal. Em junho deste ano, um homem de 46 anos morreu após bater em um cavalo solto na BR-494 em Divinópolis. A prefeitura afirma que o trabalho de recolhimento nas rodovias federais, como a BR-494, é de responsabilidade do departamento nacional de infraestrutura de transportes, o  Dnit.

A família do Marlúcio ajuizou uma ação contra o município, alegando danos materiais e morais. Este advogado explica que o fato foi registrado dentro do perímetro urbano de Divinópolis, próximo ao trevo de acesso ao parque de exposições. 

Em Divinópolis, o recolhimento de animais é feito pela secretaria de agronegócios. Nesta quinta-feira, um cavalo foi apreendido no Jardinópolis. Segundo a lei 8519, de 2018, os animais ficam até sete dias no pátio da prefeitura, caso o dono não apareça e pague a multa, eles vão a leilão. O trabalho, no entanto, é feito mediante denúncia.

A multa, conforme prevê a lei pode custar cinco unidades padrão fiscal do município, que hoje equivale a 92,01. Em Divinópolis, ainda falta conscientização. O telefone para denúncias de animais soltos é o 3229-6650. O setor da prefeitura funciona de segunda a sexta de 7h às 11h e de 13h30 às 17h.