fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Movimento “Voto Jovem Já” visita escolas para emissão de título de eleitor

Movimento “Voto Jovem Já” visita escolas para emissão de título de eleitor

Image

Termina nesta quarta-feira, dia 04, o prazo para emitir, transferir ou regularizar alguma pendência com a Justiça Eleitoral. Para dar aquele incentivo, surgiram movimentos em Divinópolis que auxiliam na emissão do documento.  

Foi graças à publicação da Constituição Federal em 1988 que adolescentes de 16 e 17 anos conquistaram o direito ao voto facultativo. Sendo a democracia o pilar o Brasil, a participação dos jovens faz toda a diferença. Para incentivar a votação e a regularidade com a justiça, voluntários do “Voto Jovem Já” esta visitando instituições de ensino em Divinópolis desde o mês passado.

O número de expedição de títulos de eleitor estava baixo. Até janeiro deste ano haviam sido emitidos pouco mais de 730 mil títulos de jovens de 16 e 17 anos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

E os jovem tem se empenhado. Após amplas divulgações, nos três primeiros meses de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 eleitores na faixa etária entre os 16 e 18 anos. Nas últimas eleições presidenciais, em 2018, foram emitidos 877 mil títulos. Só a equipe do “Voto Jovem Já” emitiu cerca de 200 títulos.

A Escola do Legislativo, da câmara de vereadores também tem essa parcela de contribuição com a democracia. O espaço que funciona no anexo da câmara, no segundo andar do Edifício Costa Rangel tem feito um mutirão de emissões nos últimos dias.

Amanhã os voluntários do grupo “Voto Jovem Já” estarão na escola Manoel Correa Filho, do bairro Planalto e também no Senai do bairro Esplanada.