fbpx
Pular para o conteúdo

Médico alerta para riscos em uso excessivo de antibióticos

Image

Os sintomas de gripe e de Covid são bastante semelhantes, mas o tratamento de cada doença é feito com medicamentos diferentes. Em Divinópolis houve uma corrida nas farmácias, mas é importante saber que o uso indiscriminado de medicamentos pode trazer prejuízos à saúde.

O divinopolitano começou o ano enfrentando um surto de gripe e de Covid. Além das filas no centro de triagem, uma corrida nas farmácias. Nesta, a procura por medicamentos aumentou 60%.

A gripe e a Covid possuem sintomas semelhantes. Nos primeiros relatos de infecções, os sintomas incluíam perda de olfato e paladar. Com a circulação da variante Ômicrom o sintoma mais frequente tem sido a tosse.

O uso de medicamentos deve ser feito de maneira prudente. Na farmácia, a orientação é tratar os sintomas iniciais, o que não dispensa o atendimento médico.

Este médico explica que os remédios geralmente utilizados para a gripe possuem outras atribuições, como propriedades para redução de dores e alívio de sintomas.

No caso de antibióticos, o cuidado deve ser redobrado. Esses medicamentos costumam ser liberados somente com a retenção de receita. O uso de maneira incorreta pode levar o corpo a uma resistência ao medicamento.