fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Especialistas dão dicas para prevenção de acidentes domésticos com crianças e idosos

Especialistas dão dicas para prevenção de acidentes domésticos com crianças e idosos

Image

Uma ameaça sobretudo para crianças e idosos. Quedas, cortes, choques elétricos e queimaduras, que ocorrem quando as pessoas estão exatamente no lugar onde se sentem mais seguras: em casa. Para evitar os acidentes domésticos, adaptar o ambiente é fundamental. Para os pequenos, o foco da prevenção deve ser nas áreas que despertam a curiosidade. Segundo a ONG Criança Segura, queimaduras, quedas, do sofá, de janelas, lajes, intoxicações e disparos acidentais de armas de fogo são as principais causas de hospitalização na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil. Na primeira infância os sufocamentos também são comuns. 

No caso dos idosos, dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Ministério da Saúde, apontam que uma a cada três pessoas com mais de 65 anos sofre pelo menos uma queda por ano. E para cada 20 idosos que caíram, pelo menos um sofre uma fratura ou precisa ser internado. Quanto maior a idade, maior a vulnerabilidade. Além de adaptar o ambiente, o diálogo é fundamental. 

O local de maior índice de acidentes com idosos é o banheiro. Tapete antiderrapante e barras de apoio do chuveiro e próximo ao sanitário são fundamentais. Em casos mais delicados, uma cadeira de banho ajuda a manter o equilíbrio. Para manter o ambiente seguro, alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Se possível, o idoso deve estar sempre acompanhado.

O primeiro passo para lidar com qualquer emergência é manter a calma, e também passar tranquilidade. O socorro deve ser acionado o mais rápido possível.