fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Censo IBGE: Recenseadores relatam dificuldades e até agressões verbais em Divinópolis

Censo IBGE: Recenseadores relatam dificuldades e até agressões verbais em Divinópolis

Image

Termina no próximo dia 15 de dezembro, o prazo para coleta do Censo 2022 realizado pelo IBGE. Nos últimos, algumas dificuldades surgiram. Entre elas, não encontrar ninguém em casa. Em Divinópolis até ameaças alguns agentes têm recebido.

Desde o dia primeiro de agosto os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, tem percorrido a cidade para colher dados do censo 2022. Um trabalho que muitas vezes esbarra nas dificuldades. Nem sempre os agentes encontram alguém em casa. Há relatos de agentes vítimas de maus-tratos e até recebendo ameaças.

O agente circula devidamente uniformizado e identificado. Todos os dados do profissional constam em um crachá. A Vânia é uma das recenseadoras que atuam em Divinópolis. Por dia, ela tem feito em média 15 entrevistas para o censo.

Em Divinópolis, segundo o IBGE, cerca de 150 mil pessoas foram recenseadas, o que corresponde a 67 % da população. Faltando um mês para finalizar a coleta dos dados e diante das dificuldades, o IBGE deve se reunir com agentes públicos. Nessa reta final um apoio mais que importante.

O tempo médio da entrevista é de cinco minutos. Os dados coletos no censo são enviados diretamente para a base de dados do IGBE. A coleta desses dados é importante por auxilia no mapeamento da cidade e dos problemas enfrentados em cada região.