fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Agosto Lilás: casos de violência contra a mulher sobem 30% em Divinópolis depois da pandemia

Agosto Lilás: casos de violência contra a mulher sobem 30% em Divinópolis depois da pandemia

Image

Neste domingo, 07, a Lei Maria da Penha completou 16 anos. A medida trouxe avanços, mas os dados mostram que há um longo caminho a seguir. A campanha do ‘Agosto Lilás’ busca conscientizar sobre o tema.  

No país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é agredida a cada dois minutos. São três mortes por dia. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Divinópolis registra um caso de violência doméstica a cada quatro dias. Foram 814 no primeiro semestre, um aumento de 4,5% em relação ao ano passado. Se comparado com 2019, antes da pandemia a alta é de 30%.

O cenário evidencia a urgência de levar à polícia todo caso de abuso contra as mulheres tão logo se tenha conhecimento do fato e seja qual for a gravidade aparente. A denúncia, com anonimato assegurado pelas autoridades, é o primeiro passo.

Em Divinópolis, a associação “Meu Amar” acolhe vítimas de violência doméstica. São realizadas rodas de conversas, além de apoio psicológico e social, com o acompanhamento de advogados, psicólogos e voluntários. Em quatro anos de atuação, cerca de 90 mulheres foram atendidas. A associação fica na Casa dos Conselhos, na Avenida Getulio Vargas, 268, sala 11. O contato pode ser feito também pelo instagram @associacaomeuamar, ou pelo Whatsapp (37) 99835-8869.

Qualquer pessoa pode denunciar a violência doméstica pelo número “180”, de maneira anônima. O serviço registra e encaminha os casos para os órgãos competentes. As denúncias podem ser feitas pelo “190”, da PM, ou pessoalmente na Delegacia da Mulher.