fbpx
Pular para o conteúdo

Excesso de chuvas prejudica plantações em Divinópolis

Image

As fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no mês passado trouxe diversos prejuízos para os trabalhadores rurais. Segundo a Emater, mais de 119 mil hectares de lavouras foram perdidos em todo estado. Em Divinópolis, a situação não é diferente. As perdas comprometerem quase metade da produção.

É do campo que saem diariamente várias hortaliças para abastecer o mercado da cidade. Janeiro foi o mês mais chuvoso em Divinópolis. Foram mais de 500 milímetros de precipitação. Tanta chuva assim afetou a produção de couve, alface, repolho e beterraba.

Em uma fazenda na comunidade do Choro as plantações de alface, couve, cebolinha e espinafre ocupam quase um hectare. A água da chuva foi tanta que quase metade da produção foi perdida. A intensidade da água acabou afundando as mudas. O córrego que passa nos fundos da fazenda transbordou e alagou esses canteiros.

Na comunidade do Quilombo, zona rural de Divinópolis, os agricultores estão esperando a chuva diminuir para readequar o solo e retornar com as plantações. Aqui, por enquanto, só o feijão lá vai tomando forma e a previsão de colheita é para o fim de março.

Um balanço feito pela Emater aponta que 119 mil hectares de lavouras foram perdidos em minas gerais. O maior prejuízo foi com os grãos seguido pelas hortaliças. A secretaria de estado de agricultura e pecuária tem se reunido com membros do ministério da agricultura para buscar recursos e assim, auxiliar os produtores, especialmente, a agricultura familiar. Para quem mora no campo e depende das plantações, toda ajuda é bem vinda.