A cidade de Divinópolis, será palco neste final de semana de uma ação especial em prol do “Dia Internacional da Mulher Negra”, que é comemorado no dia 25 de julho. As atividades ocorrerão na Praça do Santuário, das 10h às 19h. A ação é fruto de uma parceria do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Movimento Negro de Divinópolis.
O evento abordará o tema: “Abolição, Protagonismo e Resistência”. Durante o dia serão promovidas intervenções artísticas, momentos de contação de história e diversas oficinas em barracas. Além disso, a iniciativa contará com atribuições relacionadas à educação étnico racial, rodas de conversas, racismo estrutural e a mulher negra.
No dia do evento ainda serão conduzidas discussões sobre utilidades públicas, grafite, serviços de saúde preventiva, mulher negra no mercado de trabalho e literatura. A ação terá a participação da cantora, Tia Elza e da Banda Santa Clara, que farão os shows de encerramento das atividades.
A iniciativa dá continuidade as ações de combate ao racismo e procura consolidar cada vez mais a política de promoção da igualdade racial no município, conforme a lei a complementar criada em dezembro de 2019. Na mesma data di 25 de julho são comemorados: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Dia Nacional Da Mulher Negra e também o “Dia de Teresa de Benguela”.