fbpx
Pular para o conteúdo

Divinópolis promove 1º congresso de Promoção da Igualdade Racial

Image

A Prefeitura de Divinópolis, em parceria com o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), celebrará o 1º Congresso do Compir em 8 de novembro, das 8h30 às 17h, no auditório vermelho da Faculdade Pitágoras, sobre o tema “As veredas da ancestralidade negra – religiosidade e patrimônio imaterial”.

O propósito do evento é apresentar o Compir de Divinópolis, discutir os avanços e desafios das religiões de matrizes africanas no Brasil e na região Centro-Oeste, refletir sobre o patrimônio imaterial que existe na região e, segundo Célio Lúcio Lopes, presidente do Compir, se tem perdido na história e na memória regional.

O presidente disse que o 1º Congresso do Compir é gratuito e aberto ao público, porém o limite de capacidade do local e os protocolos de segurança sanitária serão respeitados. “O congresso inaugura novo tempo na história do povo negro regional, além de ser parte das atividades de comemoração do mês da Consciência Negra no país”.

Não é necessário agendamento para participar, no entanto o número de pessoas estará controlado pela capacidade. “O local é bastante espaçoso e convidamos escolas municipais, estaduais e particulares, assim como instituições e representantes públicos e privados para que todos conheçam e compreendam a realidade do povo negro com o fim de respeitá-la melhor”, ressaltou Célio.

Atividades

O 1º Congresso do Compir contará com palestras ministradas por importantes nomes de âmbito nacional e regional, exposição de peças e indumentárias típicas das religiões de matrizes africanas e apresentações culturais pertinentes ao tema.

Entre os nomes confirmados, está João Luiz, professor e pós-doutor em Ciências da Religião pela Umesp, doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP, mestre em filosofia pela UGF-RJ e especialista em teologia afro-brasileira pela FTU-SP. Ele é autor dos livros “Religiões Afro-brasileiras: uma construção teológica”, pela Editora Vozes, “Ética como Extensão do Diálogo” e “Teologia da Tradição Oral”, ambos pela Arché Editora, e “Orixás nas Umbandas”, pela Fonte Editorial.

A presença do diretor e cineasta divinopolitano Rômulo Corrêa, graduado em vídeojornalismo e fotógrafo pela Academia de Mídia Cimdata, de Berlim, Alemanha, está também confirmada. Ele exibirá o documentário “Santa Terra: Morro da Gurita”, que conta como e por que o Morro da Gurita se tornou em “Terra Santa”.