fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Jornal Candidés
  • Dia da Visibilidade Trans: “Queremos expressar a identidade de gênero sem sermos agredidas”

Dia da Visibilidade Trans: “Queremos expressar a identidade de gênero sem sermos agredidas”

Image

Instituído em 29 de janeiro de 2004, o dia da Visibilidade Trans. É nesse dia que pessoas transgênero buscam visibilidade para não serem esquecidas pelas políticas públicas e privadas. As pessoas trans integram o T da sigla LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais). Dessa forma, no T estão inclusas as mulheres e os homens trans, além das travestis.

No país, ainda não há um dado específico de quantas pessoas trans existem e como é a realidade de vida de cada uma. Mas de acordo com dados da Antra, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, é estimado que 1,9 % da população do Brasil seja composta de trans.

A descriminação foi considerada crime somente 2019. O Brasil ainda é o país que mais comete crime de transfobia no mundo. Os dados apontam que nos últimos 13 anos mais de 4 mil pessoas trans foram assassinadas entre janeiro de 2008 e setembro de 2021. Sendo as mulheres as maiores vítimas.

Para Yascarah, o processo de transição começou ainda na infância. Segundo ela toda a transição foi feita de forma tranquila, mas sempre repleta de dúvidas. Após anos de luta, Yascarah não imaginava que seu futuro seria repleto de conquistas. E é isso que ela espera para as pessoas que passam pelo mesmo processo.

Enfrentar os desafios de cabeça erguida. Assim é a vida da Joyce, que mesmo com as dificuldades, nunca teve medo de assumir o que sempre foi: uma mulher.