Com a possibilidade de federações os partidos políticos começam a se movimentar na formação de chapas competitivas para as eleições deste ano. Os eleitores terão de escolher os representantes para assembleia e congresso, alem de senador, governador e presidente. Divinópolis recebeu na semana passada o deputado estadual Bruno Engler.
O parlamentar faz parte do movimento da direita, e do bloco de independência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na cidade ele anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e poderá fazer dobradinha com o ex-vereador sargento Elton que poderá ser candidato a deputado estadual.
Além das chapas proporcionais, o apoio a chapas majoritárias também é importante. Hoje em minas as pesquisas mostram uma polarização entre Romeu Zema do Novo e Alexandre Kalil do PSD. Bruno Engler disse que ainda podem surgir outros candidatos, mas no cenário de polarização dará apoio a reeleição de Zema. Ele foi incisivo em dizer: “voto em um cachorro na rua, mas não voto no Kalil”.
Nessa semana o PC do B também apresentou a professora Valéria Morato como pré-candidata a deputada estadual. Está também em andamento uma articulação política que poderá tornar a atual presidente do SINTRAM, Luciana Santos como pré-candidata a deputada estadual pelo Partido dos trabalhadores de Divinópolis.